Teoria geral dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DOS SISTEMAS

A Teoria Geral dos Sistemas foi elaborada, em 1937, por Ludwig Von Bertalanffy, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia. Os seus primeiros enunciados sãode 1925 e ela é amplamente reconhecida na administração da década de 60.
Em seu livro General System theory, o biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy afirma que:

“A teoria dos sistemas é uma novavisão da realidade que transcende os problemas tecnológicos, exige uma reorientação das ciências, atinge uma ampla gama de ciências desde a física ate as ciências sociais e é operativa com váriosgraus de sucesso” (Bertalanffy, apud LODI, 1993, p.199).
Na teoria geral dos sistemas a ênfase é dada à inter-relação e interpendência entre os componentes que formam um sistema que é visto como umatotalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente. É disso que trata os conceitos de transação e globalidade, o primeiro se refere à interação simultânea e interdependenteentre os componentes de um sistema e o segundo diz que um sistema constitui um todo técnico, dessa forma, qualquer mudança em uma das partes afetará todo o conjunto. Buscava-se uma teoria que fosse comuma todos os ramos da ciência e se pesquisavam os denominadores comuns para o estudo e abordagem dos sistemas vivos. Esta foi uma percepção de diversos cientistas, que entenderam que certos princípiose conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes setores do conhecimento humano.
CONCEITO DE SISTEMA
Sistema é “um todo organizado ou complexo, um conjunto ou combinação de coisas ou partesformando um todo complexo ou unitário”. Um sistema é um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação ou interdependência. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado umsistema, desde que a relação entre as partes e o comportamento de todo seja o foco da atenção. Define-se SISTEMA como um conjunto de partes diferenciadas em inter-relação umas com as outras, formando...
tracking img