Teoria geral do sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

1. Origens

A teoria geral dos sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.

2. Conceito de Sistema

O contrário de Sistema é o Caos.

Ambiente: Conjunto de todos os fatores que se possaconceber como influência sobre a operação do sistema considerado.

Sinergia: Ação coordenada entre vários elementos que compõem um sistema, de tal modo que a soma das partes é maior que o efeito obtido isoladamente através de cada elemento.

Homeostasia: É o equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema, os sistemas tem a tendência a se adaptarem a fim de alcançarem um equilíbrio interno face àsmudanças externas do meio ambiente.

Entropia: Estado de desordem e de caos a que tende um sistema.

Sistema: Conjunto de partes, cada uma denominada subsistema, funcionalmente e inteligentemente inter-relacionadas e organizadas com o propósito de alcançar um ou mais objetivos.

3. Características dos Sistemas

O conceito de sistemas foi abordado anteriormente.
O aspecto mais importantedo conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos de emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não em seus elementos em particular.
Da definição de Bertalanffy ( biólogoalemão ), segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade), que retratam duas características básicas de um sistema.
a) Propósito ou objetivo: todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos (ou objetos), bem como os relacionamentos, definem umarranjo que visa sempre um objetivo a alcançar.
b) Globalismo ou totalidade: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças entre todas as outras unidades. O sistema reagirá globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer parte ou unidade. Na medida em que o sistema sofre mudanças, o ajustamento sistemático écontínuo. Das mudanças e dos ajustamentos contínuos do sistema decorrem dois fenômenos: o da entropia e o da homeostasia, que já estudamos anteriormente.
O termo sistema é geralmente empregado no sentido de sistema total. Os componentes necessários à operação de um sistema são chamados subsistemas, que, por sua vez, são dados pela reunião de novos subsistemas, mais detalhados. Assim, tanto ahierarquia dos sistemas como o número dos subsistemas depende da complexidade intrínseca do sistema total. Os sistemas podem operar simultaneamente, em série ou em paralelo. Não há sistemas fora de um meio específico (ambiente): os sistemas existem em um meio e são por ele condicionados. Meio (ambiente) é tudo o que existe fora e ao redor de um sistema e que tem alguma influência sobre a operação dosistema. Os limites (fronteiras) definem o que é o tema e o que é o ambiente que o envolve externamente.

4. Classificação dos Sistemas

Há uma variedade de sistemas e uma gama de tipologias para classificá-los, de acordo com certas características básicas.
. Quanto à sua constituição, os sistemas podem ser físicos ou abstratos:

1) Sistemas Físicos ou concretos: quando compostos deequipamentos, de maquinaria e de objetos e coisas reais. Em suma, quando compostos de hardware.
Podem ser descritos em termos quantitativos de desempenho.

2) Sistemas Abstratos ou conceituais: quando compostos de conceitos, planos, hipóteses e idéias. Aqui, os símbolos representam atributos e objetos, que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas. Em suma, quando compostos de software....
tracking img