Teoria geral de sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
2ª. Série Análise Estruturada de Sistemas

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a co-responsabilidade do aluno peloaprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução deproblemas relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite estaoportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Vitor Brandi Junior
Faculdade Anhanguera de Limeira

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Pág. 2 de 6

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas aseguir.  Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações.  O desenvolvimento de sistemas informatizados desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em especificidades desseeixo.

DESAFIO
Leia atentamente o seguinte o texto, que apresenta a descrição de um problema relacionado à reposição de materiais em estoque de uma empresa. Este problema servirá de base para a realização do desafio, descrito a seguir. “O funcionamento do Setor de Compras de uma empresa se baseia na necessidade de materiais vindas do Setor de Estoque, o qual informa estas necessidades por meio deuma solicitação de compra. Ela é emitida toda vez que um material é requisitado e não há quantidade suficiente para se atender esta requisição. Logo a seguir, o Setor de Compras verifica quais são estes materiais e os agrupa com outras solicitações já recebidas, verificando também o histórico das últimas compras do mesmo material, realizando um planejamento em função do consumo. Com base nestasanálises é emitido um pedido de cotação que reúne uma série de solicitações de compra que agregam informações para selecionar os possíveis fornecedores deste material. O pedido de cotação é enviado para cada um dos fornecedores selecionados, os quais informam preços, condições de pagamento e prazos de entrega. O Setor de Compras avalia as respostas recebidas, agrupa os materiais de acordo com asmelhores opções e gera um ou mais pedidos de compra, que são enviados somente para os fornecedores que ofereceram as melhores opções. Uma cópia de cada um destes pedidos é enviada para o Setor de Recebimento de Materiais, de modo que este possa conferir a remessa, oriunda do fornecedor contratado, do que foi solicitado. O Setor de Recebimento envia para o Setor de Compras um informe de chegada demateriais quando estes são recebidos do fornecedor. A partir disto o Setor de Compras atualiza o pedido de compras e o histórico do fornecedor para, finalmente, informar ao Setor de Estoque que a solicitação foi atendida”. O desafio consiste no entendimento do sistema descrito e, a partir disso, da construção dos documentos e diagramas que apresentem os resultados da execução das etapas de Análise...
tracking img