Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas, representando uma visão crítica da organização formal.
Origens da Teoria Estruturalista:
- A oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas, incompatíveis entre si. Busca ser uma síntese da Teoria Clássica (formal) eda Teoria das Relações Humanas (informal).
- A necessidade de se visualizar "a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem muitos grupos sociais.
- A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações.
- Novo conceito de estrutura.
Estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos comrelação a uma totalidade, valorizando o seu valor de posição. O conceito de estrutura significa significa análise interna de uma totalidade de seus elementos, constitutivos, permitindo uma comparação. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são as características do estruturalismo.
Organizações:
As organizações são uma forma deinstituição, predominante em nossa sociedade altamente especializada e interdependente, possuem uma estrutura interna e interagem com outras organizações. São concebidas como "unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos" (exércitos, escolas, hospitais, igrejas, prisões). Assim, a organização é uma unidade socialdentro da qual as pessoas alcançam relações estáveis entre si, no sentido de facilitar o alcance de um conjunto de objetivos ou metas.
O Homem Organizacional
O homem organizacional é aquele que desempenha papéis em diferentes organizações, para isto, precisa ter as seguintes características de personalidade:
- Flexibilidade: em função da diversidade de papéis desempenhados e das constantesmudanças que ocorrem na vida moderna.
- Tolerância às frustrações: para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre as necessidades organizacionais e pessoais.
- Capacidade de adiar as recompensas: é poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização em detrimento das preferências ou vocações pessoais.
- Permanente desejo de realização: adaptação às normas que possibilitam oacesso a postos de carreira dentro da organização.
A análise das organizações, do ponto de vista estruturalista, é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultâneamente os fundamentos da Teoria Clássica, os da Teoria das Relações Humanas e os da Teoria da Burocracia. Essa abordagem múltipla utilizada pela Teoria Estruturalista envolve:
* Tanto a organização formal como aorganização informal.
* Tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas sociais e simbólicas.
* Todos os diferentes níveis hierárquicos de uma organização.
* Todos os diferentes tipos de organizações.
* Tanto a análise intra- organizacional, como a análise interorganizacional.
Organização Formal e Informal:
Enquanto a Teoria Clássica se concentra na organização formal, a Teoria dasRelações humanas tem como objeto de estudo a organização informal. A Teoria Estruturalista estuda o relacionamento entre ambas, buscando o equilibrio entre as duas organizações.
- Organização Formal: refere-se ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho, poder de controle, regras, regulamentos de salários e controle de qualidade.
- OrganizaçãoInformal: refere-se ao relacionamento interpessoal, as relações sociais entre os trabalhadores (trabalham em equipe e são amigos).
Não existem duas organizações iguais, são diferentes entre si, elas apresentam certas características que permitem classificá-las em certos grupos ou tipos. Autores estruturalistas desenvolveu tipologias de organizações, tentando classificá-las de acordo com certas...
tracking img