Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
FACULDADE REGIONAL DE UBÁ
ADMINISTRAÇÃO

TGA

Cristiane Machado
Maiara Couto
Maria Eduarda Condé
Pedro Valério
Renata Costa

TEORIA ESTRUTURALISTA

Professor: Wagner Doriguetto

Ubá/MG
Outubro/2011

Cristiane Machado
Maiara Couto
Maria Eduarda Condé
Pedro Valério
Renata Costa

TEORIA ESTRUTURALISTA

Trabalho apresentado à disciplinaTGA do curso Administração de Empresas da Fundação Presidente Antônio Carlos.

Ubá/MG
Outubro/2011

RESUMO

A Teoria Estruturalista fundamenta-se na Teoria da Burocrática tendo também uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Sua origem por volta da década de 50 deu-se mediante a necessidade organização como uma unidade social grande e complexa com o objetivo de promover integraçãoentre os grupos sociais. Decorrente do desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organizaçãocomo sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes é a sociedade maior, ou seja, a sociedade deorganizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2ANTECEDENTES 5
3ORIGENS DA TEORIA ESTRUTURALISTA 6
4A SOCIEDADE DE ORGANIZAÇOES 7
5O HOMEM ORGANIZACIONAL 8
6ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES 9
6.1 Abordagem Múltipla 10
6.2 Abordagem Múltipla 11
6.3 Abordagem Múltipla 12
6.4 Abordagem Múltipla 13
6.5 Abordagem Múltipla 14

1INTRODUÇÃO

A Teoria Estruturalistatem como base o movimento estruturalista, o qual tem grande influencia pela sociologia organizacional. Estrutura é o conjunto de elementos relativamente estáveis que se relacionam no tempo e no espaço para formar uma totalidade. Na administração, a estrutura corresponde à maneira como as organizações estão organizadas e estruturadas.
O Estruturalismo se preocupacom o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato do todo são maiores do que a simples soma das partes.
A Teoria Estruturalistaé representada por grandes figuras da Administração: James D. Thompson; Victor A. Thompson; AmitaiEtzioni; Peter Blau; David R. Sills; Burton R. Clarke; Jean Viet; entre outros.

2 ANTECEDENTESA tentativa de se introduzir as ciências do comportamento na teoria administrativa a respeito da participação do homem na organização foi feita pela Teoria das Relações Humanas. Porém a partir da década de 1950, ela entrou em declínio, pois de um lado combateu a Teoria Clássica, mas de outro não proporcionou bases adequadas de uma nova teoria.
A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria dasRelações Humanas criou um impasse dentro da administração que mesmo a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar.
A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação a Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão bastante crítica da organização formal.

3 ORIGENS DA TEORIA ESTRUTURALISTA

• Oposição entre a TeoriaTradicional e das Relações Humanas: A teoria Estruturalista pretende ser uma síntese entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas.

• Necessidade de visualizar a organização com uma unidade social: Uma unidade grande e complexa, onde interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas que pode incompatibilizar com...
tracking img