Cad/cam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Durante as fases do ciclo de vida de um produto, a Engenharia se utiliza de ferramentas computacionais para auxiliar na execução de várias atividades do desenvolvimento de produto. Organizar e colocar disponível dados numa forma computacional abrangente, é um problema complicado de solucionar. O volume de informação, a diversidade de contextos associados e a dispersão geográfica dasequipes, são barreiras que dificultam a integração das atividades. As tecnologias utilizadas para integrar sistemas computacionais de auxílio ao projeto, são conhecidas na literatura e na prática por diversas denominações. Estas tecnologias serão analisadas nesse artigo quanto à sua aplicação dentro do contexto de integração das atividades de projeto e fabricação, através da troca de dados entresistemas CAD/CAM e outros sistemas CAX’s afins. Pretende-se também verificar quais informações são relevantes e pertinentes aos sistemas CAD/CAM, e descrever o estado atual das limitações e dos recursos computacionais presentes nesses sistemas.
Palavras-chaves: CAD/CAM, Modelagem, Sistemas computacionais, Troca de dados.
1. INTRODUÇÃO
Não apenas a metodologia de trabalho, mas sobretudo asferramentas utilizadas, influenciam a concepção e o resultado final de um produto. Na sociedade moderna, a utilização dos computadores como meio de expressão, geração e manipulação da informação, é imprescindível. No contexto do CAD/CAM, surge a necessidade pela troca de dados e compartilhamento de informação nas atividades de desenvolvimento do produto. Outro fato que evidencia esta necessidade é o modelode trabalho atual caracterizado como sendo: corporativo, integrado, concorrente, e globalizado. Portanto, o modelo de representação e a arquitetura computacional dos sistemas deve considerar todos os aspectos da indústria e da equipe envolvida com as atividades do processo de desenvolvimento do produto. Os recursos disponíveis devem favorecer que o fluxo de atividades transcorra de formaintegrada e concorrente; além de estar adaptado ao mercado globalizado, com recursos de redes computacionais (Internet, Intranet). Os meios para atingir este objetivo, são fornecidos pela aplicação de técnicas de Inteligência Artificial (IA), sistemas de informação, por métodos mais avançados de modelagem do produto e também pela adoção de formatos de arquivo padrão para troca de dados.
Os sistemasbaseados em modelos do produto, adotam diversas arquiteturas computacionais, que fornecem diferentes métodos e tecnologias integradas para assistir o projeto, permitindo modelar tanto o produto, como também os processos de produção e fabricação e o domínio da aplicação em si. As referências (Krause et al., 1993) e (McMahon e
Browne, 1998) mostram o relacionamento que existe os diversos modelosaplicados ao produto, e que constituem o seu ciclo de vida.
Os modelos do ciclo de vida do produto são agrupados em quatro categorias: Modelos do
Produto: constituído pelos sub-modelos funcional, sólido, e de cálculo; Modelos de Processo: constituído pelos sub-modelos de trajetórias da ferramenta, e operacional; Modelos de Aplicação: constituído pelos sub-modelos de conhecimento da aplicação, eoutros; Modelos de Fábrica: constituído pelos sub-modelos de estoque, leiaute de fábrica, planejamento, e equipamento.
Cada modelo preocupa-se em representar informações próprias do seu escopo. Por exemplo, o Modelo de Fábrica se preocupa com a fábrica e como os processos envolvidos vão se modificando à medida que o produto toma forma dentro da produção.
Modelos baseados em features de fabricaçãoexercem um papel importante para o
Modelo de Fábrica do produto, pois refletem o compromisso da fábrica em produzir certas formas especificadas na definição da feature.
Neste trabalho, algumas propostas serão comentadas e discutidas, dando especial atenção em questões relacionadas à troca e ao compartilhamento de dados e informações úteis às atividades de desenvolvimento do produto. Os...
tracking img