Clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


“O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.”(Roberto Coda, Prof° USP)

Segundo alguns estudiosos o clima organizacionalé algo intangível que pode ser medido pelo grau satisfação ou não dos interesses individuais dos colaboradores dentro das organizações.

Se a organização consegue em seu esforço satisfazer esses interesses gera motivação para que seus colaboradores trabalhem em favor dos interesses organizacionais, obtendo mais resultados e melhores índices de aproveitamento para o alcance de seus objetivos.Se ao contrario a organização não supre as necessidades de seus colaboradores gera insatisfação o que faz com que os mesmo trabalhem desmotivados, frustrados e apresentem menos resultados favoráveis para o alcance das metas organizacionais.

Com as constantes mudanças do no mercado é cada vez maior a preocupação das organizações com excelência nos processos, no atendimento as necessidades deseus clientes e inovação. A exigência dos consumidores por essas melhorias esta cada vez maior, porém para atingir esses objetivos é necessário que a organização tenha um capital intangível, o capital intelectual, ou seja, seus colaboradores tenham vontade e liberdade para contribuir. Deles nascem às ideias, os produtos inovadores, as inovações de processos e procedimento e ainda as novasaplicabilidades para o que já existe. Daí a importância em se preocupar em manter esse capital intelectual, avaliando o clima organizacional conseguindo quantificar a satisfação dos colaboradores.













2. Clima organizacional

Abraham Maslow sugere que o comportamento humano pode ser em partes explicado por suas necessidades e desejos. Uma necessidade ativa pode se tornar umestimulo a ação e impulsionar os atos de um individuo. A percepção dessas necessidades que determinara o que realmente importa e como agir quanto a isso. Na teoria, Maslow usou as necessidades como fontes geradoras de motivação. Levando em conta a afirmação de Maslow podemos dizer que as pessoas são motivadas por seus anseios, desejos e necessidades a agir ou não.

O clima organizacional é algointangível mais percebido dentro das organizações, é o comportamento dos funcionários, seu grau de satisfação, seus desejos e suas necessidades que criam esse clima que pode ser positivo ou negativo. Determinado por um conjunto de fatores, costumes, regras e atitudes baseados na cultura organizacional se alinhado com as vontades individuas o clima gera motivação suficiente para que se crie umambiente de trabalho harmonioso e agradável.

A busca por essa motivação individual é o que faz com que as empresas procurem cada vez mais a satisfação profissional e pessoal de seus funcionários ou sua mão de obra qualificada. Com o passar do tempo, a globalização as mutações do mercado as empresas foram percebendo que o seu maior patrimônio é o ativo intelectual, seus colaboradores.

Oscolaboradores por sua vez foram percebendo que quanto maior seu grau de instrução, empenho e habilidade mais pode almejar quanto ao sua vida pessoal e profissional o que faz com que os mesmos se valorizem ainda mais.

Na opinião de Chiavenato (1994, p.53), “o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moralinterno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades." Em busca do bem – estar e satisfação de seus colaboradores a empresa identifica aspectos que precisam ser melhorados no conjunto de variáveis que formam o clima organizacional, fazendo com que o mesmo seja satisfatório para os funcionários e benéfico para a organização.

“Clima Organizacional é a qualidade ou...
tracking img