Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Nosso trabalho irá abordar a Teoria Estruturalista, seu surgimento e importância entre as outras Teorias da Administração.

1. As Origens da Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, essa Teoria significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas.
* A oposição surgida entre a TeoriaTradicional e a Teoria das Relações Humanas: A Teoria Estruturalista pretende ser um resumo da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal). Não se agregam entre si, mas uma completa a outra.
* Necessidade de visualizar a organização com uma unidade social: Uma unidade grande e complexa, onde interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos daorganização (como a viabilidade econômica da organização), mas que pode incompatibilizar com outros (como a maneira de distribuir lucros da organização). Nesse sentido, o diálogo maior da Teoria Estruturalista foi com a Teoria das Relações Humanas.
* A influência do estruturalismo nas ciências sociais: Sua influência e repercussão no estudo das organizações. O estruturalismo teve forteinfluência na Filosofia, na Psicologia, na Antropologia, na Matemática, na Linguística, chegando até na Teoria das Organizações e nas Ciências Sociais.
Estruturalismo abstrato: a estrutura é uma construção abstrata de modelos para representar a realidade empírica, ou seja, baseado apenas na experiência.
Estruturalismo concreto: a estrutura é o conjunto de relações sociais em um determinado período, ouseja, varias ideias se tornando em uma só.
Estruturalismo dialético: a estrutura é composta de partes que, ao longo do desenvolvimento de sua totalidade, se descobrem, se diversifica, e que de maneira dialética, ganham autonomia, umas sobre as outras, integrando-se, e mantendo a totalidade sem nem menos se somar ou reunir-se entre si, e sim pela reciprocidade instituída entre as partes.Estruturalismo fenomenológico: a estrutura é um conjunto que se forma, se organiza e se modifica, e seus elementos têm uma função sob certa relação, que impede o tipo ideal de estrutura de representar fielmente e integralmente a diversidade e variação do fenômeno real.

* Novo conceito de estrutura: estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança,seja na diversidade de conteúdos, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações.
2. A Sociedade de Organizações
Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. Elas são diferentes e requerem dos seus participantes determinadas características depersonalidade.
As organizações passaram por um processo de desenvolvimento ao longo de quatro etapas, sendo elas:
Etapa da natureza: É a etapa inicial, onde os fatores naturais, ou seja, os elementos da natureza constituíam o elemento único de subsistência da Humanidade. O capital (dinheiro) e o trabalho eram irrelevantes nessa etapa da história da civilização.
Etapa do trabalho: A partir da natureza,surgiu a verdadeira revolução no desenvolvimento da Humanidade: O trabalho. O trabalho passa a condicionar as formas de organização da sociedade.
Etapa do capital: É a etapa onde o capital predomina sobre a natureza e o trabalho, tornando-se um dos fatores básicos da vida social.
Etapa da organização: É a etapa onde a natureza, o trabalho e o capital se submetem a organização. A organização jáexistia desde a evolução humana do mesmo modo que o capital antes da fase capitalista, pois, desde quando surgiram os instrumentos de trabalho, o capital ali estava presente. A organização predominou e revelou um caráter independente em relação as outras etapas, mas utiliza-se elas para alcançar seus objetivos.
Houve quatro fases dentro da etapa da organização importantes para atingir um alto...
tracking img