Documento de araxa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
7
aula
 
1
— A Perspectiva da Modernização Conservadora do Serviço Social 
O SEMINÁRIO DE ARAXÁ (MG) E O SEMINÁRIODE TERESÓPOLIS (RJ)
Durante a ditadura militar oram realizados doisseminários de teorização do Serviço Social, o Semi-nário de Araxá (MG) e o Seminário de Teresópolis(RJ). O documento de Araxá, o de Teresópolis e odocumento de Sumaré constam das publicaçes doCBCISS (1986)e constituem uma importante ontede pesquisa. A seguir, será eito um breve comentá-rio sobre os reeridos seminários.
O Seminário de Araxá
Segundo Netto (2006, p. 164), o I Seminário deTeorização do Serviço Social oi realizado em Araxá(MG), no período de 19 a 26 de março de 1967. En-tre outros temas, o documento de Araxá, publicadopelo CBCISS (1986, p. 32) trata dos níveis da micro-atuação eda macroatuação do Serviço Social.O nível da microatuação discute a prática pro-ssional voltada para a prestação de serviços dire-tos. Para tanto, o “[...] Serviço Social, como técnica,dispe de uma metodologia de ação que utiliza di-versos processos” (CBCISS 1986, p. 30). São os pro-cessos de caso, grupo, comunidade e trabalho coma população.Na macroatuação, o Serviço Social está voltadopara apolítica e o planejamento. “Essa integra-ção supe a participação no planejamento, na im-plantação e na melhor utilização da inraestruturasocial”
13
(CBCISS, 1986, p. 31).Para Netto (2006, p. 172) há “um exagero da pro-posta”. Contudo, ele reconhece nela a “[...] recusa emlimitar-se às unçes executivas terminais, em tornodas quais historicamente centralizaram-se a práti-ca prossional e ameridiana indicação dos novospapéis prossionais”. De ato, o assistente social, aoparticipar “da política e do planejamento para o de-senvolvimento”, deixa de atuar apenas na execução.
13
A inraestrutura social é aqui entendida como “acilidadesbásicas, programas para saúde, educação, habitação, educação eserviços sociais undamentais [...]” (CBCISS, 1986, p. 32).
O Seminário de TeresópolisEnquanto o Seminário de Araxá (1967) oi rea-lizado na cidade mineira, que é ornamentada pelabeleza da Serra da Bocaina, os participantes do Se-minário de Teresópolis puderam desrutar da paisa-gem do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
14
Promovido pelo CBCISS, o II Seminário de Teo-rização do Serviço Social, cujo tema era a metodo-logia do Serviço Social, oi realizado de 10 a 17 de janeiro de1970, em Teresópolis.A ditadura exigia que o prossional osse prepa-rado para atuar nas instituiçes que oram adapta-das ao projeto da autocracia burguesa,
15
 vinculadoao capital internacional. Nesse sentido, Teresópolissitua o assistente social como um “uncionário dodesenvolvimento”, arma Netto (2006, p. 192).Para isso, as ormulaçes de Teresópolis “[...]apontam para a requalicaçãoprossional do as-sistente social, denem nitidamente o perl socio-técnico da prossão e a inscrevem conclusivamenteno circuito da ‘modernização conservadora’ [...]”(NETTO, 2006, p. 192).As elaboraçes que constam dos documentos deAraxá e de Teresópolis objetivavam instrumentali-zar o assistente social para responder às demandasdo regime ditatorial; por isso, não buscavam umanova organização para asociedade.
14
A área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos abrange osmunicípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, noEstado do Rio de Janeiro.
15
A burguesia brasileira possui algumas características próprias.Segundo Madson (2001), na concepção de Florestan Fernandes,a burguesia brasileira (sem tender para a democratização) é de-pendente e autoritária. Essa dependência possibilitou odesen-volvimento capitalista e a sua dominação. “A dominação bur-guesa no Brasil é autocrática”, quer dizer, a burguesia deixoude ora a população.Para Cardoso (1994, 1995), as ormas de dominação aconte-ceram desde as relaçes mais simples até aquelas de âmbitosmaiores: no caso do Brasil, desde as relaçes internas estabele-cidas entre a classe dominante e a população até a relação dosEstados...
tracking img