Tempo:

Psicológico:’ [...]os galos
avisam mais um dia de cansaço.’


Cronológico: ‘[...] domingo ela
acorda mais cedo para ficar mais tempo sem fazer nada.’




Ambiente

A história ocorre na maioria das vezes no quarto onde ela morava com suas companheiras, mas apesar disso, o ambiente era de solidão. No ponto de ônibus e no botequim, onde Macabéa se encontrava com Olímpico queera seu namorado.



Foco narrativo

Na obra citada temos um narrador pelo nome de Rodrigo S. M. que diz fazer parte do grupo de personagens que aparece na história.
Na maior parte da obra, ocorre a narração da personagem em terceira pessoa (ela, Macabéa) e o narrador-personagem em primeira pessoa (eu, Rodrigo).
Rodrigo S. M. narra às situações existenciais e os fatos psicológicos daspersonagens muitas vezes fundindo ao pensamento delas, criando um texto em que ele pode ver e analisar o mundo com a personagem, por meio de seus olhos e de sua experiência interior.
Seus comentários sobre o estilo, sobre a personagem e sobre si mesmo percorrem por toda obra, e tem por hábito dividir com ele a culpa da vida miserável de Macabéa.
Rodrigo S. M. (na verdade, Clarice Lispector) utilizasuas próprias palavras, seus próprios
pensamentos e percepções, pois a intrusão é a característica mais marcante nesta tipologia. Faz comentários sobre a vida, os costumes, os caracteres, a moral e até dos seus sentimentos; todos esses fatos podem ou não estar entrosados com a história.
















Autor e obras

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, de pais russos, no anode 1925 e emigrou com a família para o Brasil no ano seguinte, nunca mais voltaria à pequena aldeia de Tchetchenillk em que nascera. Fixaram-se no Recife, onde a escritora passou a infância. Depois da morte de sua mãe, quanto tinha 12 anos, ela mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, já tendo esboçado seus primeiros contos.
Ingressou no curso de direito, formou-se e começou a colaborar [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). A hora da estrela. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Hora-Da-Estrela/180408.html

MLA

"A hora da estrela" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Hora-Da-Estrela/180408.html>.

MLA 7

"A hora da estrela." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Hora-Da-Estrela/180408.html>.

CHICAGO

"A hora da estrela." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Hora-Da-Estrela/180408.html.