A hora da estrela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1140 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tempo:

Psicológico:’ [...]os galos
avisam mais um dia de cansaço.’


Cronológico: ‘[...] domingo ela
acorda mais cedo para ficar mais tempo sem fazer nada.’




Ambiente

A história ocorre na maioria das vezes no quarto onde ela morava com suas companheiras, mas apesar disso, o ambiente era de solidão. No ponto de ônibus e no botequim, onde Macabéa se encontrava com Olímpico queera seu namorado.



Foco narrativo

Na obra citada temos um narrador pelo nome de Rodrigo S. M. que diz fazer parte do grupo de personagens que aparece na história.
Na maior parte da obra, ocorre a narração da personagem em terceira pessoa (ela, Macabéa) e o narrador-personagem em primeira pessoa (eu, Rodrigo).
Rodrigo S. M. narra às situações existenciais e os fatos psicológicos daspersonagens muitas vezes fundindo ao pensamento delas, criando um texto em que ele pode ver e analisar o mundo com a personagem, por meio de seus olhos e de sua experiência interior.
Seus comentários sobre o estilo, sobre a personagem e sobre si mesmo percorrem por toda obra, e tem por hábito dividir com ele a culpa da vida miserável de Macabéa.
Rodrigo S. M. (na verdade, Clarice Lispector) utilizasuas próprias palavras, seus próprios
pensamentos e percepções, pois a intrusão é a característica mais marcante nesta tipologia. Faz comentários sobre a vida, os costumes, os caracteres, a moral e até dos seus sentimentos; todos esses fatos podem ou não estar entrosados com a história.
















Autor e obras

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, de pais russos, no anode 1925 e emigrou com a família para o Brasil no ano seguinte, nunca mais voltaria à pequena aldeia de Tchetchenillk em que nascera. Fixaram-se no Recife, onde a escritora passou a infância. Depois da morte de sua mãe, quanto tinha 12 anos, ela mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, já tendo esboçado seus primeiros contos.
Ingressou no curso de direito, formou-se e começou a colaborar emjornais cariocas. Em 1943 casou-se com um colega de faculdade e publicou, no ano seguinte ao de seu casamento, publicava seu primeiro livro, “Perto do coração selvagem” e, com apenas 19 anos de idade, pode assistir a enorme repercussão com o público e com a crítica de seu estilo, diferente de tudo o que se fizera até então. Sendo seu marido diplomata de carreira, Clarice viveu fora do Brasil porcerca de quinze anos, onde pôde dedicar-se exclusivamente a escrever. 
Depois de separar-se do marido, já de volta ao Brasil e morando no Rio de Janeiro soube que sofria de câncer generalizado. Morreu em dezembro de 1977, na véspera de seu aniversário, como uma das mais importantes vozes da literatura brasileira.

obras
romances
Perto do coração selvagem (1944)
O Lustre (1946)
A cidade sitiada(1949)
A maçã no escuro (1961)
A paixão segundo G.H. (1964)
Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (1969)
A hora da estrela (1977) contos
Alguns Contos (1952)
Laços de família (1960)
A Legião Estrangeira (1964 - inclui Os Desastres de Sofia - resumo)
Felicidade clandestina (1971) - (resumo dos contos: ''A Criada''; ''A Mensagem''; ''Encarnação Involuntária''; ''O Primeiro Beijo''; ''UmaHistória de Tanto Amor'')
A imitação da rosa (1973)
A via-crucis do corpo (1974)
Onde estivestes de noite (1974)
A bela e a fera (1979 ) crônicas
Visão do esplendor (1975)
Para não esquecer (1978 )
Um sopro de vida (1978 )
A descoberta do mundo (1984) ficção
Água viva (1973) entrevista
De corpo inteiro (1975) livros infantis
O mistério do coelhinho pensante (1967)
A mulher que matouos peixes (1969)
A vida íntima de Laura (1974)
Quase de verdade (1978)
Como nasceram as estrelas (1984)










A personagem feminina é descrita com grande lirismo e, sob seus traços nordestinos de mulher ingênua, delineia-se todo um contraponto bíblico. Quando Macabéa se vê prestes a realizar seu grande sonho de mulher, atravessando uma rua da metrópole - nada bíblica, encontra...
tracking img