Teoria de levine e teoria de johnson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Uma teoria é o conjunto de especulações que tem por fim determinar o valor e os limites dos nossos conhecimentos. Uma teoria de enfermagem é uma conceitualização de algum aspecto de enfermagem comunicado com a finalidade de descrever, explicar, predizer e/ou prescrever o cuidado de enfermagem (Barnun, 1994; Meleis, 1997). As teorias de Levine e Johnson tratam, respectivamente,com ênfase principal, no cuidado holístico mantido através da conservação da integridade e dos subsistemas existentes na estabilidade dinâmica.
TEORIA DE LEVINE


A teoria de Myra Estrin Levine (1920-1996), visualiza o cliente como um todo, um ser integrado que interage com e se adapta ao ambiente. Além deste ponto, este modelo preocupa-se com o paciente que adentra em um estabelecimento desaúde necessitando de assistência, ou seja, com estado de saúde alterado. Levine desenvolveu quatro princípios de conservação: a) conservação da energia do cliente; b) conservação da integridade estrutural; c) conservação da integridade pessoal; d) conservação da integridade social. O modelo conceitual de Levine centraliza-se na intervenção de enfermagem, na adaptação e na reação dos pacientes adoença.

O ser humano deve ser visto como um todo, o que leva o indivíduo a um ser complexo que é dependente de sua relação com os outros, no entanto, a proporção dessa dependência está relacionada com os quatro princípios de conservação e que esta submissão existe em todas as passagens de sua existência, na sobrevivência; Levine afirma também, que o enfermeiro deve estar consciente dessadependência e estar preparado para atuar na transformação que o estresse causa por algum desequilíbrio possa alterar o funcionamento do organismo humano.

A meta da enfermagem é manter ou recuperar uma pessoa para um estado de saúde, através dos princípios de conservação. A conservação da energia que consiste no primeiro princípio refere-se ao equilíbrio entre a energia de saída e a energia de entrada,com o propósito de evitar cansaço excessivo utilizando repouso, nutrição e exercícios adequados. A autora acrescenta que a habilidade do corpo humano, é dependente do seu balanço de energia, e a energia exigida pelas alterações fisiológicas durante a doença, representa uma exigência adicional nos sistemas de produção para a cura.


O princípio de conservação da integridade estrutural menciona amanutenção ou recuperação da estrutura do corpo, ou seja, prevenção da falência física e a promoção da cura. Em muitos casos as pessoas estão expostas a fatores intimidadores no meio ambiente para infligir ferimentos, o corpo processa um número de sistemas de defesa eficientes que o protegem da perda de fluídos, introdução de microorganismos, habilidade para locomoção, adaptações rápidas nasmudanças de temperaturas externas, umidade e outras. Somente o organismo intacto pode mover-se com liberdade e sem restrições no meio.


O terceiro princípio, conservação da integridade pessoal, refere-se à manutenção ou recuperação da identidade e auto-estima do paciente, embora a autora perceba que o senso de identidade é a mais completa evidência de totalidade. Para Levine, existe sempre umaparte da vida das pessoas que é dividida através de experiência comum, mas a decisão de dividir ou não é sempre uma expressão da privacidade de alguém, relata também que a entrada de uma pessoa no hospital tem sempre significado um sacrifício da integridade pessoal, outros tomarão decisões, que no passado o paciente fazia sozinho.


O último princípio, conservação da integridade social, consisteno reconhecimento do paciente como um ser social, envolve a interação humana, particularmente aquelas que são importantes ao paciente. Levine menciona que a doença é frequentemente solitária, e nas horas estressantes, as interações com outras pessoas tornam-se mais importantes, não somente o paciente continua envolvido nas preocupações das outras pessoas, como também novos problemas com a...
tracking img