Artigo singep

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho, pode-se verificar a importância dos processos e do planejamento, para aumentar a qualidade e a eficiência no sistema de produção. Dentro deste contexto, permitiu-se analisar os processos que estão presentes na empresa, procurando compreender, perceber e entender as operações existentes nesse processo de produção têxtil-malharia.
Este trabalho justifica-se pelaimportância do mercado têxtil para a economia, o que ocasionou a busca por soluções inovadoras para as indústrias desse segmento. Essas mudanças foram necessárias para atender os requisitos de qualidade, obter economia e qualidade nos produtos e processos.
De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil - ABIT (2011), o setor têxtil ocupa um lugar de destaque na economia brasileira,considerado um dos setores de maior crescimento na atualidade, hoje o setor possui cerca de 30 mil empresas e emprega aproximadamente 1,5 milhões de trabalhadores.
A problemática apresentada neste estudo está em como a empresa têxtil de pequeno porte pode garantir um sistema de gestão compatível com suas necessidades de controle, e ainda,utilizando-se de políticas e práticas em assegurar a qualidade dosprodutos. O objetivo central desta pesquisa é identificar práticas de controles adequadas para o sistema de gestão da qualidade e de usar ferramentas para garantir a melhoria dos processos têxteis
Para desenvolver-se o trabalho na empresa será necessário realizar visitas para observação in loco.
Na primeira visita realizada foram coletadas informações, entrevista e evidências fotográficas queforam feitas para apresentação inicial da empresa. No decorrer, deste trabalho pretende-se realizar entrevistas com colaboradores e gestores para elucidar melhor o processo de produção.
A qualidade dos produtos e serviços é um ponto crucial, uma forma de tornar a empresa mais competitiva no mercado dentro desse contexto é necessária para desenvolver um planejamento de melhoria, sugerindocorreções e assessorando as tomadas de decisões.
Para acompanhar as novas tendências de qualidade ou mesmo superar as expectativas do cliente, ser melhor do que os concorrentes é a condição necessária para competir no mercado, e para isto é fundamental ter qualidade em tudo que fazemos dentro da empresa.
Sendo assim, os resultados apresentados mostram que as melhorias nos controles dos processoscontribuíram para uma nova visão a realidade da empresa, sua proposta é auxiliar as empresas de pequeno porte a adequar suas ferramentas para aumentar os controles auferindo qualidade ao processo.

Referencial Teórico

Empresa XXZ é uma empresa localizada no bairro da Vila Maria, na região norte de São Paulo. Atua no ramo têxtil produzindo malha sintética (Poliéster) e natural (algodão),prestando serviços de tecelagem para terceiros.
Fundada em 2006, conquistou o mercado desde o início de suas atividades. É uma empresa familiar, sendo que os proprietários são quatro irmãos, que já trabalhavam em indústria do mesmo ramo.
No ano de 2008 expandiram seu negócio abrindo uma filial que passou a produzir a parte de malharia com fios naturais.
Em 2011, os proprietários resolveram dividir aadministração da empresa, sendo que dois ficaram responsáveis pela matriz e os outros dois responsáveis pela filial. A empresa XXZ atua na produção de tecidos de malha, caracterizada pelo entrelaçar dos fios têxteis, sendo esses sempre no mesmo sentido, ou todos na trama (horizontal). Este processo é realizado com a ajuda de agulhas. O processo de tecimento fundamental, neste caso é o tricô,produzido por teares circulares, onde o tecido de malha é produzido tubular, utilizando-se processo industrial, com teares automáticos.
A empresa mantém um compromisso sério com clientes, fornecedores, colaboradores, sociedade, investindo, constantemente, no desenvolvimento da produção com objetivo de proporcionar melhor qualidade aos produtos. Observando-se o que foi relatado apresenta-se a...
tracking img