Modelo de resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Livro 3
Curso: Turismo




"Sociologia Do Turismo: Para Uma Nova Compreensão Do Lazer E Das Viagens" (Aleph, 2009, 272 páginas) do economista JostKrippendorf, aborda no capítulo 2 (A Maquinaria Das Férias Ou O Ciclo Da Reconstituição) entre as páginas 35 a 51, que o turismo está diretamente ligado as necessidades do homem. Oautor relata a busca pelo equilíbrio, e que há oscilações entre as necessidades que se opõem entre positivas e negativas, daí a dificuldade do ser humano em permanecerestável.
  A ênfase do texto se constrói a partir de uma visão crítica ao cotidiano -no sentido mais negativo que essa palavra possa exprimir -algo monótono, sem novaspercepções de ambientes, com os limites que as cidades impõem sobre o lazer, cheio de regras, pouco tempo para socialização, o trabalho visto como algo cansativo e desagradável.
  Àpartir de todas as ideias negativas a respeito dos exemplos anteriores, e consequentemente, fatores supremos do desiquilíbrio, eis que surge a resposta para solucionartodos os problemas, o turismo. Agente libertador, motivador, que renova as energias psíquicas e físicas, amplia o horizonte e até justifica o prestígio social.
  O autorenfatiza a ideia de que as necessidades que não foram concretizadas pela maioria das pessoas, só podem ser satisfeitas em outro local, ou seja, viajando.
 Essa abordagem queKrippendorf utiliza no texto faz com que ele solucione os próprios impasses que ele mesmo sugere ao desenrolar da narrativa. Com argumentos convincentes dele e de outrosautores, e a demostração de uma pesquisa realizada na alemanha, ele leva o interlocutor a crer que “Repouso e
férias são sinônimos de turismo” (Krippendorf, 2009, p.38)
tracking img