Intercorrenciascirurgicas

606 palavras 3 páginas
TEORIAS DE ENFERMAGEM
O QUE É TEORIA?
Teoria é um conjunto de conceitos, definições , relacionamentos e hipóteses que projetam a visão sistêmica do fenômeno (POTTER; PERRY,2006).
A teoria de enfermagem é a conceitualização de alguns aspectos da enfermagem comunicados com a finalidade de descrever, explicar, diagnosticar e/ou prescrever cuidado de enfermagem (MELIS,1337).
A SUA UTILIDADE

_

As teorias de enfermagem servem para descrever, explicar, diagnosticar e/ou prescrever medidas referentes ao cuidado de enfermagem. O trabalho cientifico envolvido no desenvolvimento da teoria é tal que, uma vez identificado que uma destas teorias é relevante para uma ciência tal como a enfermagem, ela oferece justificativa ou razão bem fundamentada sobre como é por que os enfermeiros realizam determinadas intervenções (POTTER E PERRY;2006) .
O QUE COMPÕE UMA TEORIA:

CONCEITOS

DEFINIÇÕES

FENÔMENOS

SUPOSIÇÕES
CONCEITOS - São formulações mentais de um objeto ou evento que resulta da experiência da percepção individual SUPOSIÇÕES - São afirmações que descrevem conceitos ou que ligam dois conceitos que sejam reais.
Suposições são as afirmações “tomadas como certas” que determinam a natureza dos conceitos, definições finalidades, relações e estrutura da teoria.
FENÔMENOS - As teorias de enfermagem focalizam o fenômeno da enfermagem e do atendimento de enfermagem. Um fenômeno é um aspecto da realidade que pode ser consciente mente sentido ou experimentado. Exemplos de fenômenos de enfermagem incluem cuidado, autocuidado e reações do paciente ao estresses.

AS TEORIAS DE ENFERMAGEM
Florence Nightignale 1860 O enfermeiro deve manipular o ambiente do paciente para facilitar os
"processos reparadores do corpo".
Hildeard E. Peplau 1952 Desenvolver interação entre o enfermeiro e o paciente.
Henderson 1955 - Trabalhar de forma independente com outros profissionais de saúde, ajudando o paciente a ganhar independência o mais rápido possível; ajudar

Relacionados