Higiene industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O trabalho de crianças e adolescentes é um grave problema social que atinge toda a humanidade, e está estreitamente vinculado à condição econômica, não sendo, porém, restrito aos países pobres.
Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre aspectos epidemiológicos, culturais, legais e socioeconômicos do trabalho precoce, bem como estabelecer os principaisriscos e suas eventuais consequências à saúde do menor trabalhador. Para tanto, levamos em consideração os tipos de trabalho mais prevalentemente exercidos por menores no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul.

PROTEGENDO O TRABALHADOR:
O controle de riscos de acidentes e doenças inclui medidas coletivas, de engenharia e de proteção individual.
Um trabalhador pode estar exposto a diferentesriscos nos ambientes de trabalho. Diante disso, como protegê-lo? Certamente a resposta não traz uma única medida. Primeiro é preciso avaliar quais são esses riscos para depois definir a proteção adequada. "Para garantir a integridade física e mental dos trabalhadores, precisamos inicialmente avaliar e programar medidas de ordem geral que permitam um trabalho seguro. No desempenho de suas atividadeslaborais, os trabalhadores estão expostos a fatores ambientais com predominância de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, além de fatores individuais voltados à personalidade e à cultura", explica o técnico de segurança e diretor do Sintesp, Sebastião Silva.
Deve-se primeiro optar por medidas coletivas e de engenharia que diminuam os riscos. Depois vem a questão da proteçãoindividual. "Quando as medidas de ordem geral não oferecerem proteção para os trabalhadores contra os riscos de acidentes ou doença, serão implementados Equipamentos de Proteção Coletiva, com manutenções preventivas periódicas, além das análises ambientais, possibilitando um ambiente de trabalho salubre. O EPI (Equipamento de Proteção Individual), conforme a NR 6, deverá ser o último recurso utilizado",ensina Sebastião, que já atuou em empresas de grande porte como a Philips.
Já na hora da escolha do EPI, é preciso se certificar de que o equipamento tem CA (Certificado de Aprovação). O produto também deve ser adequado ao risco e às características do trabalhador. "Por exemplo, conformação de uma máscara com o rosto do operador, possibilitando selagem correta, impedindo a aspiração docontaminante"
Para o uso correto, as instruções devem ser claras e compreendidas pelo usuário. Isso quer dizer que orientação e treinamento são essenciais. Cabe aos prevencionistas, o controle do fornecimento e substituição dos EPIs. A inspeção periódica desses equipamentos é necessária, possibilitando a higienização e a troca.
O Manual de Orientações Técnicas a seguir traz mais detalhes sobre cada EPI ealgumas medidas de proteção existentes. São orientações sobre: equipamentos para proteção ocular e facial; calçados de uso profissional; capacetes; respiradores; protetores auditivos; cremes de proteção; vestimentas; equipamentos e medidas de proteção contra quedas. A novidade esse ano fica por conta da inclusão de mais três itens no manual: produtos ergonômicos; instrumentos de edição; e proteçãode máquinas.

-Exercício Empresarial: Higiene Industrial.
• Empresa: Moliterno’s Construtora.
• Serviços Prestados: Serviços de Engenharia da Construção.
• Serviços de auxilio; medidas de profilaxia: Serviços de Saúde e Segurança e Medicina do Trabalho.
• Técnico de Segurança responsável: Milene Cassiana Moliterno.
Antecipação dos riscos, relacionados as funções laborais:
AlgumasFunções:
-Operador de retroescavadeira e empilhadeira; É o profissional habilitado e responsável pela operação de veículos industriais, na movimentação de cargas e produtos. Riscos detectados: riscos físicos e ergonômicos
-Pedreiro; Executa trabalho de alvenaria, concreto e outros materiais, guiando-se por desenhos, esquemas e especificações utilizando processos e instrumentos pertinentes ao ofício...
tracking img