Teoria de kolb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo de Kolb

Kolb (1984) define aprendizagem como um processo em que o conhecimento é adquirido pelo sujeito através da experiência. Esse processo é cíclico, passando por quatro etapas quevão desde o envolver-se (experiência concreta), observar (observação reflexiva), formular idéias e teorias (conceitualização abstrata) até a tomada de decisões (experimentaçãoativa). A aprendizagem exige que o sujeito combine de forma flexível essas etapas, até evoluir para padrões estáveis que caracterizem sua individualidade, ou seja, seu estilo deaprendizagem. Para Kolb, estilo de aprendizagem é "um estado duradouro e estável que deriva de configuração consistente das interações entre o indivíduo e seu meio ambiente"
Nomodelo proposto por Kolb (1984), os sujeitos são classificados de acordo com suas preferências por (a) experiência concreta ou conceitualização abstrata (como eles percebem ainformação) e (b) experimentação ativa ou observação reflexiva (como eles processam a informação).

Experiência Concreta - EC (sentir): o sujeito busca situações novas, é aberto, adapta-se àsmudanças, envolve-se ao máximo e geralmente pauta-se em valores pessoais.

Conceituação Abstrata - CA (pensar): o sujeito procura organizar a informação em teorias, conceitos e princípiosgerais, analisa as idéias e busca uma compreensão intelectual da situação.

Experimentação Ativa - EA (fazer): o sujeito envolve-se diretamente com o m eio para testar as abstraçõese trabalha com o real na busca por resultados.

Observação Reflexiva - OR (observar): o sujeito é um observador objetivo, confia em seus próprios pensamentos e sentimentos paraformar opiniões e tende a observar cuidadosamente o evento das mais diferentes maneiras possíveis.

Kolb (1984) observa que cada sujeito desenvolve um estilo de aprendizagem...
tracking img