Teoria de controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO











INTRODUÇÃO A TEORIA DE CONTROLE












RAFAEL CHANG SILVA HSIEH












MANAUS-AM
2011
UNIVERSIDADE PAULISTA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO








RAFAEL CHANG SILVA HSIEH







INTRODUÇÃO A TEORIA DE CONTROLEProf.: Francisco Coelho






MANAUS
2011


UNIVERSIDADE PAULISTA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO






RAFAEL CHANG SILVA HSIEH








INTRODUÇÃO A TEORIA DE CONTROLE









Aprovado em:




BANCA EXAMINADORA

Prof. M.Sc. Francisco Coelho da Silva, Avaliador
Universidade Paulista


MANAUS
2011 


RESUMOEste trabalho tem por objetivo ampliar nossos conhecimentos a tudo que diz respeito a matéria de teoria de controle. Mostrando os sistemas na mesma envolvida. Abordaremos assuntos como, controlar sistemas automatizados por meio de conteúdos específicos da disciplina aqui estudada. Observaremos ainda a abordagem dos sistemas lineares, transformada de laplace, sistemasabertos e fechados, isto é, conteúdos que o aluno se aprofundará para sua formação acadêmica. Hoje existem vários sistemas que são elaborados a partir da teoria de controle, principalmente nas industrias ao qual as empresas precisam de eficiência junto ao processo. 



INTRODUÇÃO






Os processos fabris dos dias de hoje, sem duvida, estão a questionar, como poderemosobter produtos com eficiência e qualidade. Supervisionar e manter o processo em um determinado ponto de operação, é promover meios pelos quais se consigam bons resultados. Teoria de controle trata do comportamento de sistemas dinâmicos. A saída desejada de um sistema é chamada de referência. Quando uma ou mais variáveis de saída necessitam seguir uma certa referência ao longo do tempo, umcontrolador manipula as entradas do sistema para obter o efeito desejado nas saídas deste sistema. Benefícios do controle bem realizado, diminuição de funções repetitivas, melhora de produtividade, diminuição de erros e perdas no processo tudo isso faz parte de nosso controle.






























Conceito de Teoria de Engenharia de Controle

Conceito:Supervisionar e manter o processo em um determinado ponto de operação. Tomada de decisão,envia sinais de correção para os atuadores. Medir o valor da variável controlada e aplicar o valor conveniente a variável manipulada (sinal de correção) de modo a limitar o erro ou desvio.


Exemplos:

-Sistema de controle de velocidade
-Sistema de controle de robô
-Sistema de controle detemperatura
-Sistema de controle de posição
-Sistema de controle de seleção de peças

Alicações:

Hoje o Controle Automático, entre outras, está presente: na indústria manufatureira (comando de máquinas), na indústria aeroespacial (sistemas automáticos inteligentes), na indústria automobilística (linha de produção), na indústria química e petroquímica (vazão, pressão,nível, temperatura, densidade, etc)



Sistema de controle de malha aberta

Conceito:
O controle em malha aberta consiste em aplicar um sinal de controle pré-determinado, esperando-se que ao final de um determinado tempo a variável controlada atinja um determinado valor ou apresente um determinado comportamento. Neste tipo de sistema de controle não sãoutilizadas informações sobre evolução do processo para a determinar o sinal de controle a ser aplicado em um determinado instante. Mais especificamente, o sinal de controle não é calculado a partir de uma medição do sinal de saída.


Exemplo:
Imagine um automóvel sem velocímetro. Deseja-se manter a velocidade constante em um determinado valor: 80 Km/h por exemplo. O motorista...
tracking img