Work

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DOS QUILOMBOS

No período de escravidão no Brasil séculos XVII e XVIII, os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros , em um locais bem escondidos e fortificados no meio damata. Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades os negros viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo os produtos na comunidade. Na época colonial o Brasilchegou a ter centenas destas comunidades quilombolas espalhadas por todo seu territorio.
A principal razão pela qual os quilombos se situavam nas matas era estratégica. O local de difícil acesso erapropositalmente escolhido para evitar uma recaptura e aqueles que se situavam próximos a estradas garantiam pequenos saques e para a sobrevivência dos quilombolas. Os quilombos não abrigavam sóescravos, mas também índios e pessoas procuradas pela justiça.
Um dos quilombos mais conhecidos da história brasileira foi Palmares, instalado na serra da Barriga, atual região de Alagoas. Com o passar dotempo, Palmares se transformou em uma espécie de confederação, que abrigava os vários quilombos que existiam naquela localidade. Seu crescimento ocorreu principalmente entre as décadas de 1630 e 1650,quando a invasão dos holandeses prejudicou o controle sobre a população escrava.
Com a invasão dos holandeses, o crescimento do Quilombo dos Palmares foi muito grande, No ano de 1670 já abrigava emtorno de 50 mil escravos. também conhecidos como quilombolas, os quilombolas costumavam pegar alimentos às escondidas das plantações e dos engenhos existentes em regiões próximas situação queincomodava os habitantes.
A luta contra os negros do quilombo dos Palmares durou por volta de cinco anos, contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por zumbi por fim, foramderrotados. Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a...
tracking img