Teoria da renda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Distribuição/Teoria da Renda

O próprio David Ricardo não considerava esse princípio como sua criação, e externou isso no início de Ensaio e no prefácio dos Princípios. Eleafirmava que sua teoria de renda pouco diferia da teoria anteriormente exposta por Thomas Malthus, no Inquiry. Mas o importante é que Ricardo trouxe uma visão inovadora da teoria da renda da terra, eapresentou alternativas que quebraram o pessimismo de Malthus.
A aplicação conjunta de trabalho, maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto. Ricardo defendia que a função dapolítica econômica era se ocupar da distribuição entre salários, lucros e renda fundiária. É aí que se insere a Teoria da Renda, e seu principal desafio seria determinar as leis que regem essarepartição.
O teórico elaborou a Teoria da Renda Ricardiana a partir de três idéias pré-existentes: teoria do monopólio, produtividade e a teoria dos rendimentos decrescentes. Tomando a Teoriada População de Malthus, que acreditava que o aumento populacional iria ultrapassar a capacidade produtiva da terra, Ricardo chegou à seguinte conclusão: O aumento da população requer uma maiordemanda de alimentos. Para suprir essa demanda, é necessário expandir a agricultura para terras menos férteis. Essas terras têm um custo de produção mais alto. Estes altos custos refletem nospreços dos alimentos. Sendo assim, o salário dos trabalhadores deve aumentar. Isso gera menos lucros aos empresários de terras menos férteis. Enquanto isso, os proprietários das melhores terrasvendem seu produto a um preço superior ao seu custo, gerando uma renda diferencial.
Diante disso, surgiu a partir de David Ricardo a idéia de livre comércio. Isso não beneficiaria osproprietários fundiários, que teriam seus rendimentos reduzidos. A Teoria da Renda Ricardiana permanece até hoje praticamente inalterada e fortemente integrada à teoria econômica contemporânea.
tracking img