Renascentismo e reforma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Renacentismo (também pode ser chamado de Renacensa ou Renascimento) é o termo usado para indentificar o periodo da historia europeia ( fim do seculo XIII e Meados do seculo XVII) .
O Periodo foimarcado por transformações muito drasticas na sociedade da epoca, como na cultura, na economia, na politica e religiao, caracterizando a tranzição do Feudalismo, para o capitalismo, significando éclaro a ruptura com as estruturas medievais.
Chamou-se renascimento em virtude da descoberta e revalorização das referencis culturais da antiguidade classica que nortearam as mudanças deste periodo paraum ideal mais humanista e Naturalista, sendo o termo mais utilizado para descrever suas mudanças na filosofia , na arte e na ciencia.

O termo foi registrado primeiramente por Giorgio Vasari, noseclo XVI , mas a noção como temos atualmente surgiou a parir da puplicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Italia (1867), onde ele definia o periodo como uma epoca de“Descoberta do mundo e do homem”

O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálicae depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa por Johannes Gutenberg. A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimentoapresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colôniasamericanas. Alguns críticos, porém, consideram, por várias razões, que o termo "Renascimento" deve ficar circunscrito à cultura italiana desse período, e que a difusão européia dos ideais clássicositalianos pertence com mais propriedade à esfera do Maneirismo. Além disso, estudos realizados nas últimas décadas têm revisado uma quantidade de opiniões historicamente consagradas a respeito deste...
tracking img