Teoria de renda de david ricardo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pretendendo caracterizar não apenas uma visão econômica da história, mas também uma visão histórica da economia, alguns pesquisadores foram fundamentais para a explicar a evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico, entre eles estão: Adam Smith, Thomas Malthus, David Ricardo e Karl Marx.
Como todo sistema tem seu período de crise, ocasionando umanecessidade de mudança, Adam Smith (o primeiro a incorporar ao trabalho a idéia de riqueza) desenvolve o liberalismo econômico, segundo o qual o Estado devia obedecer ao princípio da separação de poderes (executivo, legislativo e judiciário); o regime seria representativo e parlamentar; o Estado se submeteria ao direito, que garantiria ao indivíduo direitos e liberdades inalienáveis, especialmente odireito de propriedades. E foi isto que fez com que cada sistema fosse modificado.
Enquanto Smith havia definido a economia como a ciência da riqueza das nações, Ricardo define a economia política como sendo a ciência que se ocupa da distribuição do produto social entre as classes com a distribuição do produto entre salários, lucros e renda fundiária. Nota-se que Ricardo definiu e destacou que oprincipal problema da economia política: que é determinar as leis que regem esta distribuição. Além disso, sobressai a sua clareza quanto à repartição dos meios de produção, como por exemplo, do fator de produção terra se obtém renda, e do fator capital os lucros. Também fica claro que, as classes envolvidas são os proprietários de terras e os capitalistas.
Já Thomas Malthus – Constrói umateoria, após a observação do crescimento da população no mundo, de que a produção de alimentos crescia em progressão aritmética e a população em progressão geométrica. Este disparate causaria uma demanda pela terra. É a partir daí que David Ricardo utilizando as teorias de Mathus, propôs duas Hipóteses:
1) A terra era diferente em sua fertilidade e que todas as terras poderiam ser ordenadas da maisfértil para a menos fértil;
2) A concorrência sempre igualava a taxa de lucro dos fazendeiros capitalistas que arrendassem terras dos proprietários.
Assim, é da definição da renda de Malthus que Ricardo parte para a elaboração de sua própria teoria. Segundo David Ricardo, a renda é “a parte do valor do produto total que resta ao proprietário após o pagamento de todas as despesas de qualquer espéciecorrespondente ao cultivo, incluindo-se nestas despesas os lucros do capital empregado, calculados segundo a taxa usual e comum dos lucros do capital agrícola no período de tempo considerado”. Desse modo, se o produto total for unicamente igual ao valor das despesas necessárias ao cultivo, não pode haver nem renda, nem lucro.
O surgimento do Ensaio deu-se numa época de grande efervescênciapolítica na Inglaterra, início do século XIX, estando no palco das discussões as políticas que orientavam o liberalismo econômico daquele país. O artigo publicado por Ricardo surgiu junto a inúmeros outros panfletos, todos com a preocupação de se posicionar frente aos debates parlamentares sobre a Lei do Trigo, que estavam ocorrendo nessa época.
O importante é que Ricardo no Ensaio trouxe uma visãoinovadora da teoria da renda da terra, na medida em que a apresentava juntamente com uma teoria sobre os lucros bem como a tendência à queda da taxa de lucro no decorrer do processo de desenvolvimento do capitalismo. Assim, é da definição da renda de Malthus que Ricardo parte para a elaboração de sua própria teoria. Segundo essa definição, a renda é “a parte do valor do produto total que resta aoproprietário após o pagamento de todas as despesas de qualquer espécie correspondente ao cultivo, incluindo-se nestas despesas os lucros do capital empregado, calculados segundo a taxa usual e comum dos lucros do capital agrícola no período de tempo considerado”. Desse modo, se o produto total for unicamente igual ao valor das despesas necessárias ao cultivo, não pode haver nem renda, nem lucro....
tracking img