teoria da renda da terra

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
VINICIUS










ANÁLISE DA TEORIA A LEI DA RENDA E DA TERRA DE DAVID RICARDO















Belém
2011
Na elaboração do Essays, Ricardo persegue dois objetivos distintos. Um deles, de natureza científica, é o da formulação de uma teoria consistente sobre a relaçãoexistente entre o preço do trigo e a taxa de lucro. O outro, de natureza política, é j de justificar, como medida de política econômica, a importação do trigo para a Inglaterra. Ricardo traz, assim, uma nova abordagem da teoria da renda da terra, na medida em que a apresenta juntamente com uma teoria sobre os lucros, bem como a tendência à queda da taxa de lucro no decorrer do processo dedesenvolvimento do capitalismo. É importante ressaltar que, no exame da renda da terra levado a efeito por Ricardo, a preocupação maior é com o comportamento da taxa de lucro, sobretudo com as suas relações com o salário.
A análise da determinação e da evolução da taxa de lucro empreendida por Ricardo desenvolve-se a partir do pressuposto de que esta se acha diretamente ligada à questão da determinação eda evolução da renda da terra. A tese fundamental de Ricardo é de que a taxa de lucro da economia é determinada pela taxa de lucro agrícola e que o seu exame exige uma análise concomitante da renda fundiária. Se, com a continuidade do processo de desenvolvimento, devessem ser cultivadas terras menos férteis ou em localizações menos favoráveis, para se obter o mesmo produto, seria necessário oemprego de um maior adiantamento de capital.
Ricardo assume que o capital total empregado nessa nova terra seria de duzentos e dez quarters de trigo. Como o total do produto obtido não se modificou, a taxa de lucro cairia de cinqüenta para quarenta e três por cento. Dado que a taxa de lucro deve ser equalizada entre os diferentes tipos de terras e que o produto físico da terra mais fértil continua omesmo, a nova equalização da taxa de lucro deve ser regulamentada pelos lucros realizados no emprego menos proveitoso do capital. Como conseqüência, o excedente de cem quarters da terra fértil seria dividido em duas partes: oitenta e seis quarters (consistente com uma taxa de lucro de quarenta e três por cento) para lucro e os restantes quatorze quarters se constituiriam em renda da terra.
Se oprocesso tivesse continuidade e fosse necessário o cultivo de terras ainda menos férteis e/ou situadas geograficamente em locais mais distantes, para obter-se o mesmo rendimento, seria necessário empregar o valor de duzentos e vinte quarters de trigo, o que faria com que os lucros do capital caíssem para trinta e seis por cento, e a renda da primeira terra aumentaria para vinte e oito quaters dotrigo.
Começaria, então, a renda na segunda porção de terra cultivada, ascendendo a quatorze quarters.
Desse modo, pela análise ricardiana da formação da renda, na medida em que se desdobra o processo, a taxa de lucro diminui, ao passo que aumenta a renda, seja porque novas terras dão origem a rendas diferenciais, seja porque aumentam as rendas onde elas já se registravam.
Segundo Ricardo, oprocesso de competição entre os capitais tende a manter um certo relacionamento — não necessariamente de equalização — entre as taxas de lucro dos diferentes setores. Dado esse relacionamento, uma taxa mais baixa de lucros na agricultura será transferida para o setor de manufaturas, que passará a experimentar uma taxa de lucro mais baixa.
Alguns dos pressupostos utilizados por Ricardo no Essayssão muito restritos. O principal deles — em virtude do qual esse modelo foi rotulado de "modelo do trigo" - é que Ricardo reduz a trigo todo o capital antecipado na produção agrícola. Essa hipótese tem subjacente a de que os preços dos meios de produção se mantenham constantes e sejam independentes de processo da expansão do cultivo de terras cada vez menos produtivas, ou de que se trate de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da renda da terra
  • Teoria da renda
  • Estimativa do valor da renda da terra
  • resenha do texto: a renda da terra
  • A renda da terra nos autores clássicos
  • Teoria da Terra
  • Teoria de renda de david ricardo
  • Teoria da formação do universo e da Terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!