Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTAMOS COMEÇANDO UM TRABALHO AINDA NÃO TEMOS BASE CONCRETA., ESTAMOS LENDO ALGUNS ARTIGOS E PUBLICAÇÕES PARA FUNDAMENTAR NOSSO ARTIGO SOBRE TEORIA DA BUROCRACIA

Menos burocracia para a inovação tecnológica
Baguete - terça-feira, 25/10/2005 - 12:00

A indústria nacional se empenhará para que as políticas públicas de apoio a projetos em inovação tecnológica e os investimentos privados nessaárea possam aumentar no Brasil e estejam livres da burocracia.
O compromisso será reiterado durante o Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, evento no qual será divulgado também um estudo (Indicadores de Competitividade Industrial) com dados estatísticos sobre a ampliação da competitividade industrial nacional, beneficiada nos últimos anos por melhorias nos processos fabris e naqualidade dos produtos.
As discussões e análises para um maior fortalecimento e respaldo financeiros às iniciativas de desenvolvimento tecnológico industrial serão concentradas nos fóruns “Políticas públicas para inovação nas empresas” e “Estratégias empresariais de inovação nas empresas”. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, participa da abertura do eventonesta quarta-feira, 26, às 19h.

O Congresso prossegue na quinta e sexta-feiras, 27 e 28, das 9h às 18h, no Espaço Villa Noah Embratel (Chácara Santo Antônio, Rua Castro Verde, 266 – São Paulo/SP). "Precisamos elaborar políticas e ações articuladas entre os vários segmentos industriais com o objetivo de fazermos uma grande revolução na área da inovação do país", avalia o vice-presidente da CNI,que também preside o Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da entidade, Rodrigo da Rocha Loures.

A opinião de Loures está em consonância com a decisão da CNI de fortalecer o desenvolvimento econômico e social do país com o aprimoramento industrial mediante inovações tecnológicas, um dos pontos cruciais para esse setor da economia. Essa é uma das premissas doMapa Estratégico da Indústria, conjunto de metas que norteará o desenvolvimento industrial até 2015.

==============================================================
Burocracia dificulta inovação
Elevada burocracia na concessão de recursos à inovação, grande dificuldade das empresas para elaborarem projetos inovadores, além de desconhecimento da existência de linhas de financiamento para talsão alguns dos entraves que ainda inibem o avanço da inovação tecnológica no Estado e no País. De 320 empresas que apresentam perfil de inovação no País, apenas oito do Ceará são consideradas emergentes, ou seja, inovam regularmente e investem em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos com recursos próprios.
O diagnóstico consta em levantamento realizado pelo Institutode Pesquisa e Estudos Aplicados (Ipea), em 2009 e que foi apresentado na tarde de ontem, em seminário na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), pelo representante da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Carlos Eduardo Flores. Ao avaliar o perfil das empresas inovadoras no País, a pesquisa revelou ainda, que elas se dividem em quatro grupos: As grandes empresas, líderes, quecaminham sozinhas; as seguidoras, que são obrigadas a copiar os projetos das grandes, por serem em geral, suas fornecedoras de insumos, materiais ou equipamentos; as empresas frágeis do ponto de vista da inovação e as emergentes.
"Como várias empresas não conhecem as linhas (de crédito) e têm problemas de CND (Certidão Negativa de Débito), muitas optam por buscar capital de giro, quando pensam emcriar algo novo", explicou Flores.
"Capital de giro é um recursos muito caro, é bom para pagar despesas, mas não para aplicar em inovação", alertou Flores, para os participantes do Seminário "Instrumentos de Financiamento para Inovação e Incentivos Fiscais às Empresas com Potencial Inovador". Promovido pela Fiec, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, o evento reuniu representantes do BNB,...
tracking img