Epis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
EPI´S NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Realizado por: Ana Silva Carla Tomé Nuno Fernandes

Janeiro de 2011

Acidente de trabalho


A consciencialização e a formaçãodos trabalhadores no local de trabalho são a melhor forma de prevenir acidentes. São aplicadas as medidas de segurança colectiva e individual. Os custos dos acidentes de trabalho, para os trabalhadoresacidentados e para as empresas, são elevadíssimos.





Acidente de trabalho


Decreto-Lei nº 99/2003, de 27 de Agosto, artigos 281 a 301. É acidente de trabalho o sinistro, entendidocomo acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e no tempo de trabalho.



Tipos de Acidentes de trabalho


Os acidentes de trabalho mais frequentesem Portugal são: ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ ◦ Quedas em altura Soterramentos Traumas Físicos Riscos eléctricos Esmagamento Electrocussão

Tipos de Acidente de trabalho

Causas


As principais principaiscausas destes acidentes são: ◦ Não seguir as Normas de Segurança; ◦ Não utilizar os dispositivos de segurança ou utilizá-los de forma desadequada.

Outras causas


A ingestão de bebidas alcoólicas;As hipoglicémias, que podem provocar desmaios por falta de alimentação;





A fadiga ou o trabalho por turnos, em especial se o trabalho incluir lidar com máquinas perigosas.

Segurança doTrabalho


Conjunto de medidas técnicas, educacionais e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo aspessoas da implantação de práticas preventivas:

◦ Formação dos Trabalhadores
◦ Utilização de EPI´S

EPI´s


São os equipamentos utilizados para a protecção dos operários durante a realizaçãode seu trabalho. No ramo da construção civil dividem-se:



◦ ◦ ◦ ◦ ◦

protecção para a cabeça, protecção para o tronco, protecção para os braços e mãos, protecção para as pernas e pés cintos...
tracking img