Teoria cognitiva

Páginas: 4 (945 palavras) Publicado: 28 de março de 2013
QUESTÕES

i. A Terapia Cognitiva baseia-se em um conjunto de princípios que são comuns a todos os pacientes. Cite dois princípios e explique-os.

ii. Leia o caso (em anexo) e responda asquestões a seguir:

A. Explicite a hipótese diagnóstica inicial para este caso e avalie a tríade cognitiva do paciente, usando os dados do caso para justificar.
B. Identifique os objetivosterapêuticos, de acordo com a orientação da Psicoterapia Cognitiva, e apresente pelo menos uma técnica cognitiva relevante para o caso a ser utilizada, o porquê e descreva passo a passo como autilizaria.

RESPOSTAS

i. A Terapia Cognitiva tem como alicerce alguns princípios que são universais a todos os pacientes. Um destes princípios é que o comportamento é influenciado diretamente pelopensamento ou cognição, ou seja, quando um indivíduo se depara com uma situação qualquer, é a ideia que o sujeito faz da situação que gera como resultado o sentimento ou emoção, e não a situação em sí. Deacordo com Aaron Beck:

“quando o indivíduo é capaz de preencher o espaço faltante entre um evento ativador e as consequências emocionais e comportamentais, então suas reações se tornamcompreensíveis” (1976, apud KNAPP e cols, 2004).

Dessa forma, o foco da Terapia Cognitiva reside no pensamento ou cognição, diferenciando-se de outras linhas terapêuticas.
Outro princípio comum a todos ospacientes são as distorções cognitivas, que são esquemas de interpretação errôneos, marcados por pensamentos exagerados ou ideias pré-concebidas que deturpam o entendimento de um fato, e que influenciama resposta emocional, fisiológica e comportamental do sujeito diante das suas experiências. Segundo Knapp, se as situações são compreendidas de maneira falha, as distorções cognitivas aumentamsignificativamente o impacto dessas percepções (2004, p.20). Ainda, estudos mostram que pacientes com psicopatologias semelhantes tendem a apresentar distorções cognitivas também semelhantes. Por exemplo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria cognitiva
  • teorias cognitivas
  • Teoria Cognitiva
  • Teoria cognitiva
  • Teoria cognitiva
  • A teoria cognitiva
  • teorias cognitivas
  • Teoria cognitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!