Teoria cognitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. . Ele separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras:aprendizagem e desenvolvimento.
- Aprendizagem: é a resposta

Jean dividiu o desenvolvimento cognitivo humano em 4 partes.
• 1º Período – Sensório Motor
• 2º Período – Pré-Operatório• 3º Período – Operatório Concreto
• 4º Período – Operatório Formal

Sensório Motor
Período medido do nascimento até aos 2 anos fase que da conquista de informaçõesdiversas dependendo meio que está inserida, através da percepção e dos movimentos.

Pré-Operatório
Considerado “primeira infância” período vai dos 2 aos 7 anos. Períodoimportante devido à iniciação da fala e modificações intelectuais e sociais.

Operatório Concreto
De 7 a 11 anos onde ocorre o processo de aprendizagem sistemática e começa a lidarcom conceitos abstratos como números e relacionamentos. Inicia-se o trabalho em equipe e liberdade pessoal.

Operatório Formal

Adolescência por volta de 12 anos, inicia oraciocino lógico o individuo começa a focar a atenção e generalizar situações. O foco desvia-se do “é” para o “poderia ser” e já é capaz de tirar conclusões de puras hipóteses.Conflito principalmente no campo afetivo e grande espírito de mudanças sociais. Os conflitos dão lugar ao equilíbrio se aproximando da idade adulta.
IDADE ADULTA
De acordo coma teoria de Piaget na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha então para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo, em profundidade, epara uma maior compreensão dos problemas e das realidades significativas que o atingem. Isto influencia a sua maneira de estar no mundo e os conteúdos afetivos e emocionais.
tracking img