Teoria burocratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para Weber, a burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização.
Na verdade, nãoexiste uma organização plenamente racional. Isto porque o tipo ideal de burocracia sofre transformações quando operado por homens, pois, o homem, quando participa da burocracia, faz com que toda aprevisibilidade do comportamento, que deveria ser a maior consequência da organização, escape ao modelo preestabelecido. Ocorre, então, o que passou a se denominar disfunções da burocracia, isto é,anomalias e imperfeições no funcionamento da burocracia.
As disfunções da burocracia são basicamente as seguintes:
1. Internacionalização das regras e exagerado apego aos regulamentos
As normas eregulamentos se transformam de meios, em objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários. Os regulamentos passam a ser os principais objetivos do burocrata, que passa a trabalhar em função deles.
2.Excesso de formalismo e papelório
A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da burocracia a fim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito pode conduzir àtendência ao excesso de formalismo, de documentação e, consequentemente, de papelório.
3. Resistência a mudanças
O funcionário acostumado com a repetição daquilo que faz, torna-se simplesmente umexecutor das rotinas e procedimentos. Qualquer novidade torna-se uma ameaça à sua segurança. Com isto a mudança passa a ser indesejável.
4. Despersonalização do relacionamento
A burocracia tem com umade suas características a impessoalidade, pois ela enfatiza os cargos e não as pessoas que os ocupam. Isto leva a uma diminuição das relações personalizadas entre os membros da organização.
5.Categorização como base do processo decisorial
A burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade, portanto quem toma decisões será aquele mais alto na hierarquia. Quanto mais se lançar...
tracking img