Teoria burocratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, que busca garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. É um conceito administrativo, caracterizado principalmente por um sistema de diversos níveis hierárquicos, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executaminvariavelmente regras e procedimentos padrões. É também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes e desnecessárias ao funcionamento do sistema.
Weber foi quem primeiro definiu a Burocracia como um tipo de poder que tinha como objetivo a funcionalidade completa das estruturas organizacionais, sejam estas pertencentes domínioeconômico privado ou público.
O mesmo afirma que o sistema de produção moderno, que é racional e capitalista se originou da “ética protestante”: o trabalho “pesado” (árduo) e a rigorosidade do mesmo, proporcionavam a poupança e reaplicação das rendas excedentes, em vez de seu dispêndio para o consumo. Weber notou que o capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem trêsformas de racionalidade que surgiram a partir de mudanças religiosas ocorridas inicialmente em países protestantes.
Nesse trabalho iremos ressaltar que, na Teoria Burocrática, a autoridade pode ser dividida em três tipos básicos: a racional-legal, a tradicional e a carismática. Esses três tipos de autoridade correspondem a três tipos de legitimidade: a racional, a puramente afetiva e autilitarista.
Observa-se muitas vantagens na Teoria Burocrática que são bem aproveitadas por várias empresas, por exemplo: a comunicação entre e com os colaboradores e a padronização dos procedimentos. Porém, além de apresentar pontos positivos, essa teoria também possui aspectos negativos, como a incompetência que se transforma em desculpa para a inoperância dos procedimentos e ,assim, prejudicando otodo.
 Algumas características do processo de modernização, identificadas por Weber como "racionalização", dizem respeito ao que ele também chamou de desmistificação da realidade. Esta desmistificação significa que a compreensão e atuação no âmbito econômico e social passam gradativamente da esfera dos mitos para a esfera da razão, da ciência, da tecnologia e da competência técnica (o uso somente darazão pode levar o gestor a tomar decisões que favoreçam somente a organização, sem se preocupar com as conseqüências que suas ações podem acarretar para o resto da comunidade). Da mesma forma, a estrutura institucional passa da esfera da centralização autocrática divinizada para a esfera da regulamentação legal racionalizada. Estas características ascendentes da sociedade moderna sãoidentificadas por Weber nas organizações, sob a denominação de burocratização.
Atualmente, o modelo burocrático vem sendo utilizado por empresários para editar códigos ou manuais de normas em suas empresas. É importante para melhorar a qualidade de controle, instituindo inclusive, a ficha de descrição de cargos.
Os usuários do modelo afirmam que apesar dos perigos eminentes, a Burocracia trouxe para aempresa privada mais benefícios que desvantagens. Já para os empregados, o modelo burocrático é desfavorável, pois é um obstáculo ao seu crescimento profissional, uma vez que inibe e o reprime em sua concepção de liberdade.

1. ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA
A teoria da burocracia foi formalizada por Max Weber que, partindo da premissa de que o traço mais relevante da sociedade ocidental, noséculo XX, era o agrupamento social em organizações, procurou fazer um mapeamento de como se estabelece o poder nessas entidades. Construiu um modelo ideal, no qual as organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas. Assim, Weber cunhou a expressão burocrática para representar esse tipo ideal de...
tracking img