Teorema do equilibrio de nash

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DOS JOGOS:
TEOREMA DO EQUILÍBRIO DE NASH

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Administração Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Para a disciplina: Teoria dos Jogos, Módulo IV.

Orientador: Professor Marcelo Resquetti Tarifa.

PAULO AFONSO
2009

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO..................................................................5, 6, 7, 8, 9,10, 11
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................12
4.BIBLIOGRAFIA..................................................................................................... 13

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer com que o aluno do curso de Administração, observe a importância da Teoria dos Jogos e possa aplicá-la dentro das organizações, através de simulações de jogos para retratar a realidade através de situações metafóricas que possam trazer uma visão antecipada dos fatos e com issopoder minimizar os erros que viriam a ser cometidos.
Se não houvesse uma simulação de jogos que pudesse prever tais situações, as decisões do meio empresarial seriam tomadas baseadas em hipóteses que causaria dúvidas e falsas esperanças. E provocaria uma sensação de futuro incerto, ou seja, totalmente impreciso.
A intenção também desse trabalho acadêmico é de estudar aorigem da teoria dos jogos e apresentar brevemente seus fundamentos e aplicações. A finalidade da Teoria dos Jogos é entender a lógica na hora da decisão e ajudar a responder se é possível haver colaboração entre os jogadores, em quais circunstâncias o mais racional é não colaborar e quais estratégias, devem ser adotadas para garantir a colaboração entre os jogadores. A teoria dos jogos, por meio damatemática aplicada, do raciocínio lógico, equaciona os conflitos, onde o foco são as estratégias utilizadas pelos jogadores.

2. DESENVOLVIMENTO

TEORIA DOS JOGOS: TEOREMA DO EQUILÍBRIO DE NASH

Teoria dos Jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno, inicialmentedesenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico e depois usada pela “Corporação RAND” para definir estratégias nucleares, a teoria dos jogos é hoje usada em diversos campos acadêmicos.

Segundo OSBORNE e RUBINSTEIN (1994), a teoria dos jogos é um conjunto de ferramentas criadas para auxiliar o entendimento dos fenômenos observados quando tomadores de decisão (jogadores)interagem entre si. Partindo do pressuposto de que os tomadores de decisão agem racionalmente na busca de seus objetivos, a teoria dos jogos, leva em conta as capacidades, os conhecimentos e as expectativas dos diversos jogadores para criar representações abstratas de uma extensa classe de situações reais.

A teoria dos jogos vem sendo aplicada na matemática, na ciência política,ética, economia, filosofia e, recentemente, no jornalismo, área que apresenta inúmeros e diversos jogos, tanto competitivos como cooperativos. Finalmente, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computação que vem utilizando em avanços na inteligência artificial e cibernética.

Segundo CRAINER (1996), a teoria dos jogos é baseada na premissa de que qualquer situaçãocompetitiva (que não seja determinada por puro acaso) existe fatores que devem ser representados matematicamente e analisados de forma que exemplifiquem qual resultado prevalecerá.

A teoria dos jogos faz uso da matemática para expressar formalmente às idéias compreendidas pelo modelo. Entretanto, como destacam:

OSBORNE e RUBISTEIN (1994), ela não é inerentemente...
tracking img