Teoria dos jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A teoria dos jogos tem a finalidade de prever os movimentos dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados, através dessa teoria os jogadores se
posicionam da melhor forma para obter o resultado desejado. O objetivo da teoria dos jogos é entender a lógica na hora da decisão e ajudar a responder se é possível haver colaboração entre os jogadores, em quaiscircunstâncias o mais racional é não colaborar e quais estratégias devem ser adotadas para garantir a colaboração entre os jogadores. A teoria dos jogos, por meio da matemática, equaciona os conflitos, onde o foco são as estratégias utilizadas pelos jogadores.
O objetivo desse trabalho é estudar a origem da Teoria dos Jogos e apresentar
brevemente seus fundamentos e aplicações.

Origens da teoria dosJogos

Devido à falta de interesse científico, até 1920, não haviam análises técnicas
adequadas para estudar estratégias de jogos. Os jogos de tabuleiros, dados, cartas, ou em geral, os jogos de salão, divertem a humanidade desde a formação das primeiras civilizações, por colocarem as pessoas em situações nas quais vencer ou perder dependem das escolhas feitas no início das partidas,sendo assim, o jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento das pessoas, mas só despertou interesse após muito tempo, com o surgimento da teoria da probabilidade.
Os estudos sobre a teoria da probabilidade tiveram inicio com o filósofo,
matemático e físico francês Blase Pascal, juntamente com o matemático francês
Fermat, através desses estudos desenvolveram a teoria daprobabilidade em jogos de azar utilizando regras matemáticas.
Em seguida Antoine Augustin Cournot (1801-1877), matemático francês, com
estudo da análise do ponto de equilíbrio nas estratégias de jogos, formalizou um
conceito especifico de equilíbrio, ou seja, aplicados em casos particulares, que mais
tarde foi generalizado por John Forbes Nash Jr. Mas o marco inicial da teoria dos jogos foiquando John Von Neumann (1903- 1957), matemático húngaro-americano, provou o teorema minimax, segundo este teorema há sempre uma solução racional para um conflito bem definido entre dois indivíduos cujos interesses são completamente opostos, teorema deixado aberto pelo matemático francês Émile Borel (1871-1956). A solução foi publicada no artigo Zur Theorie der Gesellschaftsspiele (Sobre a Teoria dosJogos de Estratégia, 1928), nesse período Oskar Morgenstern (1902- 1977), economista alemão, estava por publicar o livro.
Implicações Quantitativas do comportamento do Máximo, no qual discute qual deveria ser a unidade de análise econômica: o individualismo ou a interação social. Chegando à conclusão que os indivíduos interagem, então a sua racionalidade é relativa, se a racionalidade doindividuo não é plena então a sua maximização também não será. A obra da Morgenstern expõe que o máximo depende diretamente da interação entre os indivíduos e indiretamente do meio no qual os indivíduos interagem. Por isso orgenstern e Von Neumann juntaram os seus trabalhos e publicaram, em 1944, a obra: The Theory of Games and Economics Behavior (Teoria dos Jogos e Comportamento Econômico, 1944),que além de desenvolver uma teoria de jogos para mais participantes afirmam que o comportamento da economia depende, fundamentalmente, da interação entre os agentes, já que ele afeta diretamente a elaboração de estratégias e tomadas de decisão dos produtores e dos consumidores. Neste período começou a utilização das primeiras idéias sobre teoria dos jogos, cientificamente, com a finalidade dedescobrir a melhor forma de jogar onde os participantes dependiam de habilidade e de sorte (jogos de azar), sendo a teoria dos jogos passada a ser uma ferramenta da matemática aplicada. Em ataque a proposição de Von Neumann de procurar a melhor jogada, Borel publica a obra: Aplicações para jogos da Sorte, onde discute a determinação da estratégia mista, pois Borel desiste de procurar a fórmula...
tracking img