Leis de newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução Teórica

As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seumovimento causado pelas forças. Essas leis foram expressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos.
Primeira Lei de Newton
Conhecida como princípio da inércia, a Primeira lei de Newtonafirma que a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nulo, logo a velocidade do objeto é constante. Conseqüentemente:
 Um objeto que está em repouso ficará em repousoa não ser que uma força desequilibra tória aja sobre ele.
 Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força desequilibratória aja sobre ele.
Newton criou aprimeira lei para servir de referencial para as leis seguintes. A primeira lei postula a existência de pelo menos um referencial chamado Newtoniano ou referencial inercial, relativo a isso o movimento deuma partícula não submetida a forças é uma linha reta com velocidade constante.

Segunda Lei de Newton
A segunda lei de Newton, também chamada de princípio fundamental da dinâmica afirma que a forçaresultante em uma partícula é igual a razão do tempo de mudança do seu momento linear p em um sistema de referência inercial:

onde, já que a lei é válida somente para sistemas com massaconstante,[10][11][12] a massa, por ser uma variável, pode ser retirada da derivada. Assim,

onde F é a força resultante aplicada, m é a massa do corpo e a é a aceleração do corpo. Portanto conclui-se que aforça resultante aplicada no corpo produz uma aceleração proporcional.
Qualquer massa ganhada ou perdida pelo sistema causará uma mudança no momento linear que não será resultado de uma forçaexterna. Uma equação diferente é necessária para sistemas de massa variável.
A segunda lei de Newton precisa de modificações se os efeitos da relatividade especial forem considerados, devido ao fato de,...
tracking img