Teoria do jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A teoria dos jogos tem a finalidadede prever os movimentos dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados, através dessa teoria os jogadores se posicionam da melhor forma para obter o resultado desejado.O objetivo da teoria dos jogos é entender a lógica na hora da decisão e ajudara responder se é possível haver colaboração entre os jogadores, em quais circunstâncias o mais racional é não colaborar e quais estratégias devemser adotadas para garantir a colaboração entre os jogadores.
É utilizada em situações que envolvem dois ou mais decisores com objectivos antagónicos para analisar os resultados das suas interações estratégicas. A Teoria dos Jogos pode ser utilizada, por exemplo, para estudar as interações entre empresas em mercados, emprocessos negociais entre países ou entre sindicatos e empregadores, e até mesmo em situações de conflitos armados.
Os economistas têm usado a teoria dos jogos, para analisar fenômenos econômicos, utilizando um conjunto particular de estratégias conhecida como equilíbrio de jogo, que é baseado na racionalidade.


HISTÓRIAS E ORIGENS DATEORIA DOS JOGOS

Desde a pré-história os jogos acompanham a humanidade. Há autores afirmam que surgiram a 3000 a.C. com simulação de guerra Wei-Hai, na China, e com o jogo Chaturanga, na Índia. Outros informam que surgiram no século XIX desenvolvidos inicialmente para o exército prussiano. E ainda há relatos que surgiram por volta de 5.000 a.C. na região da mesopotâmia.As Origens da teoria dos Jogos Devido à falta de interesse científico, até 1920, não haviam análises técnicas adequadas para estudar estratégias de jogos. Os jogos de tabuleiros, dados, cartas, ou em geral, os jogos de salão, divertem a humanidade desde a formação das primeiras civilizações, por colocarem as pessoas em situações nas quais vencer ou perder dependem dasescolhas feitas no início das partidas, sendo assim, o jogo se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento das pessoas, mas só despertou interesse após muito tempo, com o surgimento da teoria da probabilidade.
Mas o marco inicial da teoria dos jogos foi quando John Von Neumann (1903-957), matemático húngaro-americano, provou o teorema minimax, segundo esteteorema há sempre uma solução racional para um conflito bem definido entre dois indivíduos cujos interesses são completamente opostos, teorema deixado aberto pelo matemático francês Émile Borel (1871-1956). Em 1950, John Forbes Nash Junior, matemático estadunidense que conquistou o prêmio Nobel de economia em 1994. um dos principais nomes da história da Teoria dos Jogos, formado pela Universidade dePrinceton, em 1950, com a tese Non- Cooperative Games (Jogos Não-Cooperativos, publicada em 1951) que lhe valeu mais tarde a indicação para o Nobel.
Nesta tese, Nash provou a existência de ao menos um ponto de equilíbrio em jogos de estratégias para múltiplos jogadores, mas para que ocorra o equilíbrio é necessário que os jogadores se comportem racionalmente e não secomuniquem antes do jogo para evitar acordos.
A partir desses trabalhos começaram a surgir novas técnicas de solução de jogos e a serem aplicadas em diferentes áreas de estudo, como economia, biologia e ciências políticas.
Nash não fez a Teoria dos jogos, mas modificou-a, pois Neumann utilizava suas teses para trabalho unitário, já Nash...
tracking img