Tempo em santo agostinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: A relação do tempo atual com o tempo eterno

Introduzindo ao tema

O presente trabalho de Tutoria terá por objetivo desenvolver a temática do “tempo” na perspectiva e base de Santo Agostinho, onde procuraremos entender a maneira em que Agostinho pensa o tempo e seus aspectos na totalidade, entrando de maneira clara e objetiva nesta dimensão também presente na contemporaneidade e queperpassa as gerações. De fato sabemos que o nosso tempo não é o tempo de Deus, sendo assim, Agostinho tenta explicar a existência de Deus, tal como, a existência do homem, atentando-se a sua relação e interação neles existente.
O mesmo, portanto, deverá proporcionar ao leitor, uma redescoberta do “tempo” pelo qual pensamos, usufruindo das perspectivas de um tempo cronológico (aquele que contamosem nossos relógios ou pela termologia cronos) e o tempo de Deus (que se baseia na idéia de um tempo que não existe fim, mas sempre um presente, ou a alegria do kairós), neste sentido, faremos uma breve reflexão da evolução do tempo na história e sua permanência no hoje, da correria que enfrentamos desde o momento em que levantamos até aquele momento em que vamos dormir, pois, aquele que chamaremosde tempo cronológico, ao mesmo tempo em que ele é bom para sociedade, pois, colabora para uma organização da civilização, tal como, para a nós mesmos, em nossas tarefas e atribuições; o mesmo também se desencadeia numa vertente de implicação, pois, ele nos prende e não nos deixa livres para uma vida sem medo do tempo que acaba, ou seja, o tempo se torna constante.
No livro “as duas faces dotempo”, pelo qual também uso para fazer as reflexões pertinentes deste trabalho de tutoria, o autor relata-nos que umas das maiores dificuldades do homem moderno de fato não são única e simplesmente administrar o seu tempo; pelo contrário, é administrar e selecionar as prioridades que são estabelecidas para uma vivência concreta do próprio tempo.
Concretizo e introduzo tal pesquisa, lembrando-nosque a definição cientifica do termo “tempo” é necessária ser feita, pois, se constata que o tempo não introduz e nem flui uma acepção verdadeira daquilo que ele é, pois o tempo simplesmente é. E nesta busca de sentidos é que vamos englobar tais aspectos, mostrando a intensidade do tempo em seus mais variados meios e introduzir nestes conceitos pertinentes ao seu conteúdo programático; buscando abrirhorizontes deste sentido, tal como, mencionar a visão de Santo Agostinho que nos proporciona uma finitude de sentidos para este termo por nós usado: “tempo” e que caracteriza numa predominância daquilo que somos e buscamos: aproveitar o nosso tempo presente, pois o passado já se foi e o futuro esta por vir.

Origem do Termo “Tempo” – Cronos e Kairós
O tempo em sua concepção gramatical seorigina no Latim, e é derivada do termo “tempus e temporis”, sendo que este tem sua significação numa divisão daquilo que dura instante mente, ou seja, o mês, o minuto, as horas, o dia, o ano, e tantos outros significados que realçam este termo apresentado. Vale lembrar que os latinos usavam “aevum” e com isto abrangiam a significância de uma maior duração.
Outra vertente que vale ser detalhadanesta pesquisa é a terminologia usada pelos Gregos para a designação da palavra tempo, neste sentido sabemos que o CRONOS se baseia naquele tempo que é medido, cronometrado, rotineiro, e pelo qual ainda vamos designar mais abaixo como o tempo cronológico, ou seja, um tempo que se determina através de um limite, de uma entrega, de um término, ou ainda melhor, um prazo final, para assim fixarmo-nosmelhor neste conteúdo. Já o KAIROS significa um momento certo, o agora, o presente, aquele que é o oportuno, ou então, assim como menciona a administradora Edna Rodrigues Ferreira em seu artigo: “refere-se a um aspecto qualitativo do tempo” (Edna Rodrigues Ferreira. Tempo Cronos e Tempo Kairos)
Acrescentando assim a autora tenta nos dizer que ambos os tipos de tempo tem suas mais variadas...
tracking img