Tempo de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
TEXTO: Efesios 5:01
-------------------------------------------------
Tempo de Qualidade: Foi sujerido para Bill e Bete que eles usassem palavras de afirmação para salvar o seu casamento. No entanto, para Bill essa sujestão foi muito boa pois a primeira linguagem do amor dele era palavras de afirmação, porem paraBete isso so melhorou um pouco orelacionamento pois sua primeira linguagem de amor era outra, tempo de qualidade . Ela dizia:Bill é bom provedor, mas nunca tem tempo para mim. O que adianta ter casa, carro novo e todas as outras coisas se não podemos curti-los juntos. TEMPO DE QUALIDADE É:dedicar a alguém sua inteira atenção, sem a dividir. Não significa sentar no sofá e assistir TV. Dessa forma, quem recebe a atenção é aTV.Quero dizer sentar no sofá com a TV desligada e conversar com o outro, olho no olho, passear juntos só os dois, saírem para jantar fora, olhar nos olhos e conversar.
-------------------------------------------------
ESTAR JUNTOS: Estar juntos quer dizer prestar atenção. Quando um pai senta no chão e brinca com o filho de 2 NOS, sua atenção esta focada na criança, não na bola. Porem, se ele falaao telefone enquanto chuta a bola para o filho, sua atenção esta dividida. Há maridos e esposas que acreditam passar tempo juntos, mas na verdade simplesmente vivem próximos. Estão na mesma casa ao mesmo tempo, mas não estão juntos. O marido que assiste ao programa de TV e conversa com sua mulher,não lhe consede tempo de qualidade. Pois ela não rcebe sua atenção total.-------------------------------------------------
CONVERSA DE QUALIDADE: É diferente de palavras de afirmação. Palavras de Afirmação concentram-se no que afirmamos, ao passo que conversa de qualidade focaliza no que ouvimos. É o processo de fazero outro vir a tona, ouvir atentamnete o que o outro tem a dizer.
Um certo Homem que estava casado a 17 anos, procurou um conselheiro matrimonial e disse o seguinte: sou casado a17 anos e, de repente minha mulher me deixou. So agora percebo como sou um idiota. Minha esposa chegou em cãs após um dia de trabalho e contou-me que estava passando por alguns problemas no emprego. Eu a ouvi e disse o que ela deveria fazer. Dise-lhe que ela deveria enfrentar aquela situação, deveria conversar com as pessoas envolvidas ou o supervisor do departamento. Seria necessário que elaenfrentasse a situação. No dia seguinte ela chegou do trabalho e falou dos mesmos problemas. Entãpo lhe pergiuntei se ela havia feito o que eu lhe tionha sujerido no dia anterior. Ela disse que não. Então repeti o mesmo conselho. No dia seguinte ela falou dos mesmos problemas. E eu lhe disse a mesma coisa. Depois de três ou 4 noites, fiquei muito bravo e disse que não contasse mais comigo enquantonão fisesse o que eu recomendará. Na próxima vez que ela falou sobre o problema. Eu lhe disse: não quero mais ouvir sobre isso. Já falei várias vezes o que deveria fazer. Se você não quer ouvir meus conselhos, também não quero mais ouvir falar desse assunto. Agora percebo que quando ela falava desse assunto, não queria meus conselhos mais minha solidariedade. Desejava ser ouvida, receber atenção eouvir que eu entendia sua dor., a presão e a tenção pelas quais passava. Ela queria ouvir que eu a amava e estava ao seu lado. Ela não desejava conselhos, mas a minha compreensão. Mas eu jamais tentei compreende-la. Estava muito afastado dela ao oferecer apenas conselhos. Como fui louco.Agora ela foi embora e eu a perdi para sempre.
A esposa deste homem suplicava por uma conversa de qualidade.Emocionam,ente ela esperava que ele prestasse atenção a sua dor e frustação. Porem ela não focalizava a sua atenção em ouvir mas em falar. Ele escutava somente o suficiente para perceber o problema e formular uma solução. Ele não a ouvia o suficiente para compreender sua suplica por apoio e compreensão.
Aprendera a ouivir a ouvir pode ser quase tão difícil quanto aprender um novo idioma, mas se...
tracking img