Qualidade de vida no trabalho x fator tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO x FATOR TEMPO
ANDRÉIA VIRGINIA SPALL


INTRODUÇÃO

Atualmente vivemos em mundo de constantes mudanças, globalizado e competitivo, sendo que a busca porresultados satisfatórios torna-se cada vez mais desafiadora para as organizações. Essa preocupação com a competição global faz determinadas empresas agirem, algumas vezes, de forma desumana, exigindoesforços cada vez maiores sem uma compensação adequada.


Tal desafio exige muito mais do trabalhador a capacidade de suportar cobranças e viver sob pressão, bem como lidar com o medo do futuro.O individuo se depara com uma serie de desafios, que sem dúvida influenciam no seu desempenho profissional. Assim, o ser humano é obrigado a mexer no seu ritmo interno, encontrando, algumas vezes,dificuldades para lidar com seus conflitos.


Diante desse contexto, a condição humana no trabalho torna-se uma das preocupações dos gestores e a qualidade de vida do trabalhador passa a sertratada com maior zelo nas organizações. Percebe-se que essa melhoria na qualidade de vida do ser humano causará impacto na produtividade dos indivíduos no seu ambiente de trabalho.


Nessecontexto, o presente texto tem como objetivo descrever alguns conceitos de qualidade de vida no trabalho, bem como apresentar uma questão que afeta diretamente a qualidade de vida no trabalho: a competiçãoentre o pessoal e o profissional.


1. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


Qualidade de vida no trabalho vem se tornando cada vez mais uma preocupação para as empresas, pois condições adequadaspara o ambiente de trabalho afetam diretamente a produtividade. Consequentemente se preocupam em oferecer um ambiente que traga para o individuo respeito, segurança, bem-estar, entre outras coisas,proporcionando assim um ambiente propício e favorecendo a qualidade de vida.


Para Chiavenato (2004), além das condições físicas de trabalho que importam, as condições sociais e psicológicas...
tracking img