Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Política Monetária
Política Monetária pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivosda política econômica global do governo. Em outras palavras, podemos definir a política monetária como sendo o controle do sistema bancário exercido por umgoverno na busca da estabilidade do valor da moeda, para evitar um balanço de pagamento adverso, para obter o pleno emprego.
A política monetária pode ser aplicadaatravés dos seguintes instrumentos básicos: estruturas das taxas de juros; controle dos movimentos do capital internacional; controle sobre os termos de compra evenda a prestação e controles gerais ou seletivos sobre o crédito concedido por bancos e outras instituições financeiras sobre as emissões de capitais.
Podemoscitar open market (compra e venda de títulos públicos) a atitude do governo que pode ser considerada Política Monetária


Política cambial
Refere-se à atuação dogoverno sobre a taxa de câmbio. O governo, por meio do Banco Central, pode fixar a taxa de câmbio ou permitir que ela seja flexível e determinada pelo mercado dedivisas.
Podemos citar, a desvalorização da moeda como atitude do governo que pode ser considerada Política Cambial.

Política de Rendas
Refere-se àintervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), com o controle e congelamentos de preços, normalmente esses controles são utilizados como políticade combate à inflação.
Podemos citar a fixação do da política salarial e o sário minimo como atitude do governo que pode ser considerada Política de Rendas.
tracking img