Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3ª Série – 2º Bimestre - Eixo Temático: TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Nos sistemas tecnológicos do manhã – rápidos, fluidos e auto reguladores – as máquinas lidarão com fluxo de materiais físicos; os homens com fluxo de informação e percepção. Máquinas irão cada vez mais realizar as tarefas rotineiras; os homens, as tarefas intelectuais e criativas. As máquinas, assim como os homens, em vez de ficaremconcentradas em fábricas gigantescas e cidades industriais, estarão espalhadas através do globo, ligadas por um sistema de comunicação, impressionantemente sensível, quase instantâneo. O trabalho humano sairá da fábrica e do escritório massificado, para a comunidade e o lar. (ALVIN TOFFLER, O choque do futuro)

AVANÇOS DA TECNOLOGIA

A tecnologia é um fenômeno recente na história dahumanidade. Surge a partir da primeira revolução industrial, ocorrida entre o final do século XVIII e início do século XIX e seu mérito reside na substituição da força física do homem pela energia da máquina no processo de produção. Para Medeiros e Medeiros (1993) “a tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços, ou melhor, a tecnologia é o conjunto deconhecimentos, práticos ou científicos, aplicados à obtenção, distribuição e comercialização de bens e serviços”. A tecnologia está presente em todos os setores da vida humana, permeando as diversas atividades humanas, com o intuito de satisfazer desejos e necessidades, substituir, aliviar ou simplificar o esforço físico e mental despendidos na realização das mais diferentes tarefas, bem como liberarenergias para tarefas mais criativas e interessantes. No entanto, alertam para os possíveis danos resultantes do mau uso da tecnologia, como o desemprego e a destruição do meio ambiente. Técnica e tecnologia, na visão desses autores, não são sinônimos, embora mantenham entre si um certo parentesco. Não há como negar o fascínio que a tecnologia exerce sobre o ser humano, materializada em produtos caros esofisticados, atualmente verdadeiros símbolos do mundo moderno. Quem, hoje, não nutre um desejo secreto de possuir um telefone celular e utilizá-lo dirigindo um veículo monitorado por um computador de bordo? Quem já não ficou sem dinheiro no final de semana e dirigiu-se confortavelmente à cabine de um Banco 24 Horas, aproveitando também para pagar algumas contas e efetuar aplicações financeiras?Esses são apenas alguns exemplos de inovações tecnológicas que fazem parte do cotidiano do homem moderno, ampliadas a CAD dia pelas novas possibilidades da informática. No entanto, é necessário registrar o incômodo causado nos bancos, quando se tem pressa e o sistema está fora do ar; a dificuldade causada pelos inúmeros botões do controle remoto da televisão, do videocassete e do aparelho de somnos diferentes usuários de diferentes faixas etárias. E, nesse cenário no qual a tecnologia ocupa o lugar de destaque, surge a seguinte questão: a tecnologia escraviza ou liberta o ser humano? Atua contra ou a favor?

PROBLEMAS DA CIVILIZAÇÃO TECNOLÓGICA Na verdade, a tecnologia em si não é boa nem má. O uso que se faz dela, no entanto, pode trazer benefícios ou prejuízos para a humanidade.Diversos autores com a concepção da técnica como um recurso do qual os homens se utilizam para um aproveitamento mais benéfico, eficaz e eficiente da natureza para sua sobrevivência e subsistência. Sob essa óptica, a tecnologia é vista como uma extensão do processo de adaptação do ser humano à natureza: a relação do homem com a natureza é medida pela técnica, relação essa geralmente revestida de umaspecto harmonioso, graças à intervenção positiva da técnica. No entanto, a tecnologia tem sido alvo de críticas, por ser considerada dominação inconsequente da natureza, a serviço de interesses comerciais, industriais, militares, entre outros, muitas vezes inescrupulosos, cujos resultados podem ser prejudiciais ao homem.
“A tecnologia é o Leviatã da modernidade. Leviatã que comanda. Quem dirige e...
tracking img