Gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento de Projetos

O Que é Gerência de Projetos?

Gerência de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, e técnicas para projetar atividades que visem atingir as necessidades. A gerência de projeto é consumada através do uso de processos, como por exemplo: iniciação, planejamento, execução, controle e fechamento. O time do projeto cuida do trabalho do projeto que envolvetipicamente:
* Demandas concorrentes para o: escopo, prazo, custo, risco e qualidade.
* Diferentes necessidades e expectativas das partes envolvidas (Stakeholders).
* Identificação das necessidades.
Ela é importante para se notar que muitos processos sem gerência de projetos são de natureza repetitiva. Isto em parte é verdade na existência da necessidade de elaboração progressiva emum projeto durante seu ciclo de vida; ex: quanto mais você sabe sobre seu projeto, melhor você esta habilitado para gerenciá-lo. O termo gerência de projetos é algumas vezes usado para descrever uma abordagem organizacional para gerenciamento dos processos operacionais contínuos. Esta abordagem, mais conhecida como "gerência por projetos", trata muitos aspectos dos serviços continuados comoprojetos, objetivando aplicar também a eles, os conceitos de gerência de projetos. Embora seja óbvia que o conhecimento de gerência de projetos é essencial para uma organização que aplica a gerência por projetos, uma discussão detalhada dessa abordagem, está fora do escopo deste documento.
O conhecimento sobre gerência de projetos pode ser organizado de muitas formas.
Influências da Organização

Osprojetos fazem, tipicamente, parte de uma organização maior - corporações, agências do governo, instituições de saúde, organismos internacionais, associações profissionais e outros. Mesmo que o projeto seja a organização (joint ventures, parcerias) o projeto é ainda influenciado pela organização ou organizações que o estabeleceu. A maturidade da organização com respeito ao sistemas de gerência deprojetos, cultura, estilo, estrutura organizacional, e serviço de gerência de projetos pode também influenciar o projeto. As seções seguintes descrevem os principais aspectos destas organizações estruturais maiores que, provavelmente, irão influenciar o projeto.
Sistemas da Organização

Organizações orientadas a projeto são aquelas cujas operações consistem, basicamente, de projetos. Estasorganizações se enquadram em duas categorias:
* Organizações cujas receitas se originam primariamente do desenvolvimento de projetos para terceiros - empresas de arquitetura, empresas de engenharia, consultores, empreiteiros, organizações não governamental, etc.
* Organizações que adotaram o modelo de gerência por projeto.
Estas organizações tendem a ter sistemas de gerenciamento voltadospara a gerência de projetos. Por exemplo, seus sistemas financeiros são, freqüentemente, projetados especificamente para contabilizar, acompanhar e relatar múltiplos projetos.
Organizações não orientadas a projeto freqüentemente carecem de sistemas de gerenciamento projetados para suportar as necessidades dos projetos de forma efetiva e eficiente. A ausência de sistemas orientados a projetosnormalmente dificulta a tarefa de gerenciamento de cada projeto. Em alguns casos, as organizações não orientadas a projeto têm departamentos, ou outras unidades administrativas, operando por projetos com sistemas de suporte adequados.
A equipe de gerência do projeto deve estar bastante consciente da forma como os sistemas da organização afetam o projeto. Por exemplo, se a organização recompensa seusgerentes funcionais pelas horas de sua equipe alocadas a projeto, as equipes do projeto podem precisar implementar controles que assegurem que as pessoas alocadas ao projeto estão, efetivamente, trabalhando no projeto.
Estilos e Culturas da Organização
A maioria das organizações desenvolveu cultura única e própria. Esta cultura é refletida nos seus valores, normas, crenças e expectativas; nas...
tracking img