Tecnologia e desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO































1 . INTRODUÇÃO

Assim como no homem, também nas empresas o sistema de informações constitui seu sistema nervoso, responsável básico pelo seu funcionamento e desempenho. Qualquer “cirurgia” realizada nessa rede nervosa provoca profundas alterações no comportamento da organização como um todo. Éprecisamente isso que ocorre quando um computador é implantado. Atuando diretamente no sistema de informações existente, irá gerar inúmeras mudanças, algumas positivas como a velocidade que a informação irá percorrer, outras negativas como a vulnerabilidade dessa informação. A tecnologia de processamentos de dados dos computadores mais a velocidade da Internet, permitem que empresas não só se mantêmno mercado como aumentam seu poder competitivo.






















2 . ANTES DOS COMPUTADORES

Sem querer me sentir velho ou demonstrar que o sou, fico feliz em poder comparar e perceber as diferenças do “Antes e depois dos computadores e internet”. Prefiro esta ordem, pois conheci primeiro os PCs e nem sonhava em usar um dia a tal da Internet. Mesmo assim já erauma realidade cheia de novidades e dificuldades, expressões próprias e possibilidades, uma grande ajuda que iniciava a aposentadoria das boas porem velhas e já ultrapassadas maquinas de datilografia.
Nasci na década de 60, curti muito minha infância, adolescência e juventude, não tenho do que reclamar. Lembro dos bons e maus momentos, mas sempre vou preferir falar das coisas boas, como por exemplo,a música. Ouvíamos o radio praticamente o dia inteiro em todos os dias da semana e mais tarde a televisão passou a ter espaço, mas sempre com muita música, eram os Festivais os Programas de Calouros e Artistas, que mesmo sendo poucos faziam nos sentir vivos com seus sucessos marcantes inovadores. Era um universo muito rico, o vinil, depois a fita K7, gravadores portáteis, toca-fitas em automóveis(que estou escrevendo? Acho melhor escrever nos termos atuais. Ah! Que saber, vou escrever do meu jeito, quem não entender pesquise no google). Enfim tudo ia evoluindo numa velocidade lenta e a gente ia curtindo cada possibilidade surgida e todos tinham chance de ver um pouquinho do novo e o entendimento era facilitado pelos recursos não tão avançados e pouco complexos.
Fazia parte do meulazer, encontrar meus amigos, jogar bola, ir à praia, à cachoeira, acampar, fazer longas caminhadas e até algumas escaladas. Um contato muito intenso com a natureza, e, tudo isso fazia muito sentido e era natural e de fácil execução.

2.1 TRABALHANDO À MODA ANTIGA

Chega o momento de encarar o “trampo”, a necessidade de ter uma “grana” própria pra sonhar com novas conquistas, um carro, uma motoou os dois, uma viagem mais longa dentro ou fora do Brasil, afinal “Viajar é preciso viver não é preciso...”. E nessa hora, me esbarrei com a oportunidade de entrar pra uma empresa. Era “grana” garantida, organização cobrança, competição. A sobrevivência dependendo do interesse que desperta a vontade de conhecer o serviço de adquirir a capacitação necessária e de vencer os desafios que surgem acada dia. Um emprego em escritório era o sonho de muitos e as tarefas eram realizadas à caneta e em algumas situações datilografadas e até mimeografadas.Trabalhei com um sistema de cópia de documentos fiscais para os livros, que era realizada através de uma placa com uma espécie de gel, mais tarde fiquei sabendo que esse sistema era utilizado com freqüência pelos Bancos, mas era difícil o manejodas tais placas e por ter conseguido o domínio, fui escolhido para ser o copiador oficial, cargo que não era muito disputado mas me rendia elogios além do ambiente de trabalho, um escritório amplo e bem equipado, imaginem, trabalhava sozinho, tinha um banheiro exclusivo, geladeira e telefone com linha externa e interna, alem de uma maquina de escrever comum e uma elétrica que só eu e mais uma...
tracking img