Tecnologia e desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do uso dos recursos tecnológicos nas organizaçães principalmente no setor de recursos humanos.
Demonstrarei as dificuldades do setor de recursos sem o uso da tecnologia de informação como a ineficiência, a demora nos processos, a burocracia e as vantagens da implantação dos recursos tecnológicos na administração dos recursoshumanos para as organizações que buscam competir em uma economia globalizada, como por exemplo a redução de custos e agilidade nos processos.


2 - O SETOR DE RECURSOS HUMANOS E A TECNOLOGIA
2.1 – A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA

Em todas as organizações um dos recursos mais presentes e que nenhuma empresa pode dispensar são as pessoas, por isso, o setor de Recursos Humanos é muito importante paraauxiliar as organizações para que possam alcançar seus objetivos desejados. A competitividade do mundo dos negócios, a turbulência de um mercado que está em constante mudança exige cada vez mais a presença de um setor de RH atuante dentro de uma organização. Assim é necessário que os gerentes de RH tenham consciência dos benefícios que os recursos tecnológicos podem trazer para o gerenciamento ecumprimento das atividades e procedimentos referentes ao setor com foco sempre na melhoria e desenvolvimento constante.
FLEURY (1990) define que a “tecnologia é um pacote de informações organizadas, de diferentes tipos...”. Acredita-se que uma nação, uma organização e um setor sempre sobreviveram com a tecnologia tendo a percepção que há uma multiplicidade de compreendê-la.
Se há informaçõesacredita-se que haja conhecimento para o melhor aproveitamento dos dados que colaborará para o melhor ajuste dos recursos disponíveis no tempo esperado.

2.2 – O SETOR DE RH SEM O USO DOS RECUROS TECNOLÓGICOS.

No setor de Recursos Humanos as informações são de suma importância para toda a organização, pois é do setor de RH o desafio de colocar a pessoa certa no lugar certo e para isto énecessário executar as tarefas de recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho dos colaboradores e se este não pode contar com as ferramentas avançadas da tecnologia, terá que executa-las organizando suas informações de forma mais adequada possível,
2.2.1 – Recrutamento
O recrutamento é a tarefa de atrair com seletividade, através de várias técnicas de comunicação, os candidatos quepossuam os requisitos mínimos ao cargo a ser preenchido (Sara Batista).
Este processo em um setor de recursos Humanos que não conta com os recursos tecnológicos disponíveis hoje se dará através do recrutamento interno, que é o remanejamento de colaboradores que possam ser transferidos e/ou promovidos. E se dariam através de cartazes ou pela indicação da gerência, ou através do recrutamento externoque busca o profissional fora da organização, no mercado de trabalho e se daria através de captação dos currículos guardados em arquivo, indicação de candidatos por parte de colaboradores da organização, cartazes ou anúncios na portaria da organização, divulgação nas universidades, sindicatos ou associações de classe, agências de empregos, anúncios em jornais.
Após a divulgação, iniciaria oprocesso de seleção.
2.2.2 – Seleção
Segundo Partner, Seleção de pessoas é uma atividade, de escolha, de opção e decisão, de filtragem de entrada, de classificação.
É o processo que visa escolher, entre os candidatos recrutados, os mais qualificados, aqueles que tenham maiores probabilidade de ajustar-se ao cargo, com objetivo de manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem comoas necessidades da organização.
Este processo se daria com a triagem, através da análise dos currículos e separação conforme o perfil desejado para o cargo, de forma manual, limitando o número de candidatos que irão para a fase das entrevistas.
A entrevista se faria pessoalmente o que demandaria tempo da parte da organização e deslocamento e tempo da parte do candidato.
Esta entrevista tem...
tracking img