Membrana plasmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A membrana plasmática é uma estrutura altamente diferenciada, que delimita a célula e lhe permite manter a sua individualidade relativamente ao meio externo. Constitui uma barreira seletivamente permeável, com sistemas de transporte que regulam a composição iônica e molecular do meio intracelular, e ainda controla os fluxos de informação entre as células.
2. Aparece em eletro micrografiascomo duas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, com uma espessura de 6 a 10 nm. Esta estrutura trilaminar encontra-se em todas as membranas encontradas nas células, sendo por isso chamada de unidade de membrana ou membrana unitária.
3. A molécula de fosfolipídio é resultante da ligação de um glicerídeo a um grupo fosfato. A presença do grupo fosfato faz com que o fosfolipídio tenhaa aparência de um palito de fósforo. A cabeça formada pelo fosfato é eletricamente carregada e a haste, formada pelo glicerídeo é apolar.
4. O processo micropinocítico pode servir à interiorização de pequenas porções de substâncias do meio extracelular, mas também serve à reciclagem ou translocação de componentes da membrana plasmática, propósito da Transcitose. Assim sendo, o processo dePinocitose e o de Transcitose apresentam etapas comuns. A Macropinocitose serve para a captura de grandes porções de fluidos do meio extracelular, seja com nutrientes ou resíduos, envolvendo a formação de grande vesícula que não se associa a lisossomos, sendo translocada ao outro pólo celular para sua exocitose, realizando essencialmente um processo de translocação de fluidos. Sua ocorrência é restritaaos epitélios que revestem as grandes cavidades internas do corpo, como cavidade pericárdica, peritoneal, pleural e às células endoteliais dos capilares.
5. a)Fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitosou células ameboides. Consiste também em processo de alimentação de muitos protozoários unicelulares - onde a partícula englobada pela célula,através da expansão da membrana plasmática, é envolvida num vacúolo digestivo, a partir do qual a matéria digerida passa depois para o citoplasma.
b) A pinocitose é um processo de endocitose em que a célula engloba partículas sólidas em solução aquosa, sem ser por difusão, mas por transporte ativo através da membrana plasmática. É um sistema de alimentação celular complementar àfagocitose. É uma das formas como as células recebem grandes proteínas, inclusive hormônios, e como os pequenos vasos sanguíneosobtêm sua nutrição.
c)Exocitose é o processo pelo qual uma célula eucariótica viva libera substâncias para o fluido extracelular, seja o fluido que envolve as células de um tecido, nos organismos multicelulares, seja para o ambiente aquático, por modificação damembrana celular, ou seja, sem ser por difusão. É o oposto de endocitose.
6. Os microvilos são prolongamentos digitiformes da superfície (membrana plasmática) de células, os quais ampliam a área disponível para a absorção, além de nutri-las.
São frequentes no epitélio intestinal e em outros tecidos. Possuem características especiais em certas células epiteliais, promovem a expansão docitoplasma e são ricos em feixes de filamentos actina em forma de dedo de luva.
7. a)Difusão simples

Consiste no transporte de substâncias permeáveis à membrana. Estas, em solução, podem fluir de dentro para fora da célula ou vice-versa, de forma espontânea. Esse processo ocorre de uma região com maior concentração de partículas para uma com concentrações menores. Trocas gasosas entre o sangue etecidos é um exemplo desse tipo de transporte.

b)Difusão facilitada

Há o auxílio de proteínas de membrana, denominadas perméases. Estas possuem sítios de ligação específicos para os tipos de substrato e atuam a fim de permitir que substâncias transitem pela região de bicamada lipídica.
O processo auxilia em casos em que essas últimas, em razão de suas propriedades químicas e tamanhos...
tracking img