Membrana plasmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Devido a sua reduzida espessura, a membrana plasmática não é visível ao microscópio de luz comum, embora alguns métodos indiretos permitam detectar sua existência. Entre suas várias funções, a membrana plasmática delimita o meio intracelular, selecionando as moléculas que devem ou não penetrar na célula. Assim, este trabalho tem por objetivos observar o comportamento da membranaplasmática quanto a sua permeabilidade seletiva frente a diferentes substâncias e tratamentos.

A MEMBRANA PLASMÁTICA

1. O Limite das Células
Todas as células vivas possuem uma membrana delimitante e são capazes de controlar a entrada e a saída de substâncias do hialoplasma para o meio extracelular e vice-versa. O fluxo permanente de materiais se dá através de um fino envoltório, a membranaplasmática ou plasmalema.
Além dessa, as células possuem outras membranas, delimitando estruturas internas, como o complexo de Golgi e o retículo endoplasmático. Todas as membranas celulares, tanto as internas como a membrana de revestimento externo, têm algumas características em comum, quanto à sua composição química e quanto a algumas de suas propriedades.
 2. Estrutura Microscópica e Ultramicroscópica
A membrana plasmática é tão fina que não pode ser visualizada nem nos melhores microscópios ópticos. Apenas os microscópios eletrônicos são capazes de permitir a observação de alguns aspectos morfológicos das membranas. Ao microscópio eletrônico, a membrana plasmática mostra-se como uma estrutura trilaminar, ou seja, como três camadas sobrepostas. Essa estrutura trilaminar é conhecidapor unidade de membrana.

 
Estudos químicos diretos e a análise da permeabilidade celular mostram que as membranas têm composição lipoprotéica, ou seja, são formadas por gorduras e por proteínas. Os lipídios possuem, em suas moléculas, uma extremidade hidrofóbica com aversão pela água, e outra extremidade hidrofílica, com afinidade pela água.
A membrana plasmática possui uma camada bimolecularde lipídios, com as porções hidrofóbicas das suas moléculas voltadas umas para as outras, e as porções hidrofílicas voltadas para as superfícies interna e externa da membrana. Mergulhadas nesse "tapete de gordura", estão as moléculas de proteínas, ora expostas na face externa, ora na face interna ou em ambas as faces da membrana plasmática.
Esse modelo molecular, propostopor Singer e Nicholson, explicam muitas das propriedades físico-químicas e biológicas das membranas celulares, além de apresentar correspondência com a observação microscópica da membrana.
 3. As Trocas entre os Meios Intra e Extracelular
A capacidade da membrana de ser ou não atravessada por determinadas substâncias corresponde à sua permeabilidade. As membranas são classificadas em quatro categorias, de acordo com a suapermeabilidade:
a. Membranas permeáveis: são aquelas que permitem a passagem, através delas, tanto dos solutos como do solvente;
b. Membranas impermeáveis: não permitem a passagem nem dos solutos e nem do solvente;
c. Membranas semipermeáveis: são as que permitem a passagem do solvente, mas impedem a passagem dos solutos.
d. Membranas seletivamente permeáveis: permitem a passagem do solventee também de alguns tipos de solutos. Os fatores que determinam quais são os solutos capazes de atravessar a membrana ou não são o tamanho da molécula, sua carga elétrica, sua polaridade, etc. As membranas celulares se enquadram nessa categoria.
A passagem de partículas através das membranas é aleatória e sempre acontece em maior fluxo do local de maior concentração para o local de menorconcentração. Esse tipo de movimento é chamado a favor do gradiente de concentração. Esse movimento a favor do gradiente de concentração acontece até que se estabeleça igualdade de concentração entre os dois meios, ou seja, até que a distribuição de partículas seja uniforme.
Os principais mecanismos de passagem de substâncias através das membranas são o transporte passivo, o transporte ativo e os...
tracking img