Enfermeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Circulação cardíaca
O coração é provido de duas aurículas e dois ventrículos, separados medialmente pelo septo auriculoventricular. A partir desta divisão anatómica, o coração separa a circulaçãoem sistémica e pulmonar. Trata-se de uma divisão meramente funcional, já que o sangue percorre ambas simultaneamente. A circulação sistémica assegura a irrigação sanguínea de todos os sistemas, exceptoo pulmonar que fica a cargo da circulação pulmonar.
Na circulação sistémica, o retorno venoso ao coração é feito pelas veias (PVC 2-6mmHg) cava, superior (zona medial nódulo AV) e inferior, para aaurícula direita (PAD 4-6mmHg) que ao encher-se provoca a abertura da válvula bicúspide, permitindo o enchimento passivo ventricular. Termina quando as aurículas se contraem, em função da estimulaçãoeléctrica do nódulo sino-auricular (onda P), empurrando o volume de sangue remanescente para o ventrículo. O volume sanguíneo resultante do relaxamento isovolumétrico do ventrículo (tele-diastólico)encerra as válvulas bicúspide (S1). Neste momento, todas as válvulas encontram-se encerradas, a contracção ventricular (complexo QRS) inicia-se, em função da estimulação do nódulo AV (intervalo PR0,11seg), causando um aumento da pressão dentro da câmara cardíaca (PVD 20/0-5mmHg) até transcender à pressão da artéria pulmonar (PAP 20-30/8-15mmHg) e ocorrer abertura da válvula semilunar (S2) eprogressão sanguínea para a mesma. Ao concluir-se esta face (intervalo QT 0,36seg), inicia-se a repolarização ventricular (onda T).
O sangue ejectado pelo ventrículo direito para a artéria pulmonar seráencaminhado aos capilares pulmonares nos quais irá ser oxigenado. O sangue venoso apresenta pO2 de 40mmHg e uma pCO2 de 45mmHg; o ar alveolar apresenta uma pO2 de 104mmHg e uma pCO2 de 40mmHg. Serãoefectuadas trocas pela membrana respiratória alveolar, conforme o coeficiente de difusão do gás e sua pressão parcial, até a pressões gasosas sanguíneas igualem as alveolares. O sangue retorna ao...
tracking img