Historia dos processadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MULTINUCLEOS

Na virada do século, fabricantes de processadores enfrentaram um
problema. Para aumentarem a eficiência dos processadores, eles
tradicionalmente aumentavam a velocidade dos mesmos, mas
após fazerem isso por mais de 20 anos, a técnica começou a
mostrar sinais de cansaço. Mais velocidade implica em mais
calor, e os processadores começavam a exigir mecanismos de
dissipação cadavez maiores.

A solução veio na forma dos processadores de múltiplos núcleos.
A diferença básica é que cada processador apresenta dois núcleos,
agindo como dois processadores diferentes. "Os processadores
com múltiplos núcleos permitem a divisão de tarefas, o que
significa que os núcleos não precisam de uma grande velocidade
para aumentar a eficiência do computador".
O surgimento dosprocessadores multinúcleo, tornou-se necessário principalmente devido à missão cada vez mais difícil de resfriar processadores singlecore com clocks cada vez mais altos; devido à concentração cada vez maior de transistores cada vez menores em um mesmo circuito integrado. E além dessa e outras limitações dos processadores singlecore, exite a grande diferença entre a velocidade da memória e doprocessador, aliada à estreita banda de dados, que faz com que aproximadamente 75 por cento do uso do microprocessador seja gasto na espera por resultados dos acessos à memória.

Na maioria dos processadores de mais de um núcleo, cada núcleo pode possuir sua própria cache e alguns casos realizam acesso direto e independente à memória principal, possibilita-se que as instruções de aplicações sejamexecutadas em paralelo, ou seja, cada processador realiza os cálculos de que é requisitado juntamente com o outro, ganhando desempenho. Outra vantagem do processamento em paralelo é a capacidade de cada processador ser responsável pela execução de um aplicativo, exemplo quando o usuário está executando algum arquivo de som e ao mesmo tempo executando a varredura do antivírus.
Essa vantagem é a suamaior capacidade de resfriamento; o que possibilita o aumento do poder de processamento dos processadores. As outras vantagens quase que por completo relacionam-se com a capacidade de processamento, principalmente quando se trata da execução de mais de um aplicativo ao mesmo tempo. Nos processadores mais recentemente desenvolvidos existe também uma melhora no acesso a memória e na troca de dadosentre os próprios núcleos.

Porém, é importante destacar também que para que a qualidade de processamento paralelo dos multicores seja utilizada na sua totalidade os softwares instalados na máquina devem ser escritos para aproveitar esse recurso.

AMD X INTEL
A Intel vem adotando uma política bastante agressiva em termos de preços, mas a AMD ainda continua vendendo seus processadores maisbarato. Na verdade, as duas já vêm mantendo uma guerra de preços há algum tempo. Sempre que a Intel anuncia uma diminuição nos preços, a AMD também baixa os preços dos seus processadores poucos dias depois.
É quase que uma questão de sobrevivência para a AMD conseguir vender seus processadores mais barato que a Intel que tem uma marca melhor estabelecida. Mesmo aqui no Brasil, onde os PCs de baixocusto, abaixo dos 1800 reais são de longe os mais vendidos, os processadores Celeron e Pentium III são mais comuns que os processadores AMD. A maioria dos compradores não conhece tão bem os processadores da AMD e acaba concluindo que eles têm uma qualidade inferior. Acabam levando um pra casa apenas se o preço estiver bom. Talvez isto mude com o tempo, mas a verdade é que a AMD vem produzindoprocessadores bastante competitivos. Mesmo um Duron de 50 dólares tem um desempenho superior ao de um PC topo de linha de um ano e meio atrás.,

AS NOVAS GERAÇOES
O QUE É TURBO BOOST?
A tecnologia Turbo Boost da Intel promete aumentar a velocidade do processador automaticamente. Segundo o site da Intel, esta tecnologia é inteligente e trabalha 100% do tempo verificando frequência, voltagem e...
tracking img