Tecido hematopoetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O microscópio é um dispositivoempregado para visualizar estruturas minúsculas como as células, através de um conjunto de lentes com uma fonte de luz.
Cada tipo de microscópio e cada técnica de elaboração de material para exame apresentam benefícios específicos na demonstração de certos elementos morfológicos. Os microscópios pertencem, fundamentalmente, a duas categorias: luminoso(ML) e eletrônico (ME). As diferenças ficam na radiação utilizada e na maneira como ela é refratada.
A microscopia de luz utiliza-se da radiação de ondas luminosas, sendo esta refratada através de lentes de vidro. A área observada aparece brilhantemente iluminada e os objetos estudados se apresentam mais escuros. Geralmente, os microscópios desse tipo produzem um aumento útil de aproximadamente,1.000 X. Na microscopia eletrônica a radiação empregada é a de feixe de elétrons, sendo ele refratado por meio de lentes eletrônicas. O microscópio eletrônico produz aumentos úteis de 200.000 a 400.000X, sendo seu poder de resolução cerca de 100 vezes maior que o do microscópio de luz. A melhoria do poder de resolução do microscópio eletrônico está diretamente relacionada ao curto comprimento deonda apresentado pelos raios eletrônicos usados para ampliar o espécime e a uma maior abertura numérica obtida em função da diminuição da distância focal.
Os microscópios dividem-se basicamente em duas categorias:
Microscópio óptico: funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz e podem ser:
• Microscópio de polarização;
•Microscópio confocal;
• Microscópio de contraste de fase;
• Microscópio de fluorescência.
Microscópio eletrônico: amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, pois se baseia na interação entre elétrons e componentes dos tecidos, estes se dividem em duas categorias:
• Microscópio de Varredura;
• Microscópio de Transmissão.

Microscópio de Polarização

Usado na observação de materiais comíndices diferentes de refração como músculo, ossos, celulose, fibras, cabelos, cristais etc. O microscópio de polarização possui dois prismas: um polarizador e outro analisador. A luz penetra em estruturas e se desdobra em duas. Quando raios de luz passam através de um filtro polarizador, eles saem vibrando em uma só direção. As estruturas birrefringentes (anisotrópicas) produzirão um tipo de vibraçãoluminosa que passará, ficando brilhante. Somente as estruturas birrefringentes aparecerão brilhantes, ficando o restante do material escuro. A capacidade que estruturas têm de girar o plano de vibração da luz é chamada birrefringência.



Pele: fibras colagenosas espessas (feixes espessos) visualizadas em vermelho. As fibras colagenosas organizadas em delicados feixes são visualizadas emverde e/ou alaranjado.

Microscópio Confocal

Possui uma série de características que permite observar material espesso, sem corar, vivo ou não, pois focaliza diferentes planos focais, obtendo-se cortes ópticos. Uma das características mais importantes do microscópio confocal é o fato de que ele torna possível focalizar um plano de foco muito delgado do espécime. Os princípios básicos destemicroscópio são: o espécime é iluminado por um feixe de luz muito estreito, a imagem coletada deve passar por um orifício pequeno (a definição do objeto focalizado fica melhor e a localização de componentes pode ser feita com muito mais precisão que o microscópio de luz).




Microscópio de Contraste de Fase

É feita quando a luz muda sua velocidade ao atravessar estruturas celulares eextracelulares que tenham índices de refração diferentes. Estas mudanças são usadas pelo sistema de contraste de fase para fazer com que as estruturas apareçam mais claras ou mais escuras e fazem deste tipo de microscopia uma ferramenta poderosa para observar células vivas.
Baseia-se nos princípios físicos da difração da luz. Este microscópio é dotado de um sistema óptico especial que transforma...
tracking img