Tecido hematopoetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Hematopoiético
Composição Sanguínea

Luziângela Alves de Abreu
Janrubinstein Caju Marques
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Fisioterapia (Fisio 31) - Fisiopatologia
17/04/13.



RESUMO

O objetivo geral da pesquisa é proporcionar aos acadêmicos da turma de fisioterapia o conhecimento amplo sobre o tecido hematopoiético, com ênfase na composição sanguínea. O métodoutilizado para a formação deste trabalho consiste em pesquisas na internet, artigos científicos e em livros de Fisiopatologia.

Palavras-chave: Hematopoese. Sangue. Composição.

1 INTRODUÇÃO

O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de algunstipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha. Durante a infância, grande parte dos ossos do corpo possui esse tipo de medula; na fase adulta, a medula vermelha é encontrada principalmente nos ossos pélvicos, no osso esterno, nas costelas e na clavícula. Na fase embrionária, as células sanguíneas são formadas no baço e no fígado.

A medula óssea é dotada de fibras reticularese células- tronco medulares. Tais células são multipotentes (ou pluripotentes), ou seja, podem dar origem aos diversos tipos de células sanguíneas, e são descendentes das células-tronco embrionárias. As células-tronco embrionárias são totipotentes, ou seja, não só dão origem às células sanguíneas, como a qualquer outro tipo de célula do organismo.
A multiplicação das células-tronco produz tantocélulas-filhas que se comportam como células multipotentes, quantas células que se diferenciam em vários tipos de células do sangue. Numa primeira fase dessa diferenciação, as células-tronco dão origem a duas linhagens celulares: células-tronco mieloides, e células-tronco linfoides. As células-tronco mieloides originam as hemácias (glóbulos vermelhos ou eritrócitos), as plaquetas (ou trombóticos)e os leucócitos (glóbulos brancos), tais como neutrófilos, basófilos, eosinófilos e monócitos. Já as células-tronco linfoides dão origem aos linfócitos B e T.


Em mamíferos, os linfócitos B passam pela diferenciação na própria medula óssea. No caso dos linfócitos T, suas células precursoras se deslocam da medula óssea para o timo, local onde a diferenciação é concluída. O timo é um órgão quese localiza no osso esterno, dotado de tecidos linfoides.
O sangue humano é composto por: plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. O plasma é uma solução aquosa de substâncias como proteínas, hormônios, gases, nutrientes, sais e excreções, e sua função é transportar tais substâncias por todo o corpo, o que possibilita às células receber o nutriente necessário ao metabolismo e expulsar metabólitostóxicos.
2 Composição Sanguínea
O sangue é constituído por biliões de células suspensas num líquido aquoso.
Abastece de oxigénio e alimentos digeridos todas as partes do organismo e remove os produtos residuais para excreção. Fornece também calor ao corpo e ajuda-o a defender-se dos ataques de organismos invasores, para que fique sempre com saúde.
Esse líquido chamado de plasma que contémcélulas em suspensão:
 Hemácias ou Glóbulos Vermelhos: Célula sanguínea que transporta oxigénio.
Há milhões de células numa única gota de sangue. Mais de 99 por cento destas células são glóbulos
vermelhos, ou eritrócitos. Cada um tem a forma de um disco com o centro côncavo e não possui núcleo Contém hemoglobina, uma proteína que fixa oxigénio quando o glóbulo vermelho passa pelos pulmões,libertando-o quando a célula circula pelas outras partes do organismo. Os glóbulos vermelhos são produzidos na medula óssea. São menores do que a maioria das outras células mas a sua forma dá-lhes uma superfície relativamente grande, o que lhes facilita recolher oxigénio e libertá-lo onde for necessário.
Cada glóbulo vermelho vive cerca de quatro meses e depois é substituído.

 Leucócitos ou...
tracking img