Med vet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são células-tronco? É onde são encontradas


Células-tronco (Aparecida 2001) são células que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração,ossos, músculos e pele,é se dividen em algus tipos como :


Células-tronco totipotentes ou embrionárias - São as células-tronco (Maria 2005) capazes de se diferenciar em qualquer tecido doorganismo humano. Correspondem às células resultantes das primeiras divisões celulares, após a fecundação. Encontram-se nos embriões.


Células-tronco pluripotentes ou multipotentes - São ascélulas-tronco (Maria 2005) que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, exceto a placenta e os anexos embrionários. Como as anteriores, encontram-se apenas nos embriões.


Células-troncooligopotentes - São as células-tronco (Maria 2005) capazes de diferenciar-se em poucostecidos. São encontradas em diversos tecidos, como no trato intestinal, por exemplo.


Células-troncounipotentes - São as células-tronco (Maria 2005) que apenas conseguem diferenciarse em um único tecido, ou seja, o tecido a que pertencem. Em linhas gerais, podemos dizer que, quanto mais primitiva na linhade desenvolvimento embrionário, maior é o potencial de diferenciação de uma célula-tronco. As células-tronco funcionam como verdadeiros"curingas" no organismo, porque teriam a função de ajudar noreparo de uma
lesão em qualquer tecido. As células-tronco da medula óssea, especialmente, têm uma
função importante: regenerar o sangue, porque as células sanguíneas se renovam constantemente.Usos na Medicina Veterinária:


Células-tronco hematopoiéticas em cães : A hematopoese ou hemopoiese (hemato ou
hemo significa sangue, poiesis significa fazer) é realizada (Ana 2006) no sistemahematopoético, o qual é constituído por células-tronco hematopoéticas , células sangüíneas. Que consiste na injeção intravenosa de progenitores hematopoéticos que se desenvolvem em microambientes...
tracking img