Hematologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hematologia
Prof. Giovanny Rebouças Pinto

FORMAÇÃO E FUNÇÃO DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS
Considerações gerais Locais da hematopoese Estroma da medula óssea Células hematopoéticas
Células-tronco Células precursoras Células diferenciadas

Fatores estimulantes e inibidores da hematopoese Formação das células sanguíneas
Linhagem mielóide Linhagem linfóide

Função das células sanguíneas

Consideraçõesgerais O sangue é um fluido corpóreo especializado que tem como função a manutenção da vida do organismo e pode ser didaticamente dividido em 2 componentes: um líquido (55% do volume), representado pelo plasma; e um celular (45% do volume), representado pelos glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos). Denomina-se hematopoese o processo deformação do componente celular do sangue, que ocorre a partir de uma célula indiferenciada pluripotente, denominada célula-tronco hematopoética. O sistema hematopoético é caracterizado por uma constante renovação de células. Estima-se que para a manutenção do estoque de células-tronco de um adulto que pese 70kg, a medula óssea (MO) deva produzir um trilhão de células ao dia. Essa produção, é mantidapor um pequeno número de células-tronco que representam cerca de 0,1% das células nucleadas na MO. Em resposta a estímulos apropriados (hipóxia, sangramento ou infecção, p. ex.) pode haver um aumento substancial na produção de células-tronco na MO, onde estas células, por processos de proliferação e diferenciação, influenciadas por fatores de crescimento, são capazes de atender às necessidades doorganismo.

consequência tanto da diminuição absoluta do tecido hematopoético bem como do aumento da cavidade medular, devido à perda de substância. Nos adultos a hematopoese é restrita à MO. No entanto, em associação com doenças caracterizadas por produção aumentada de um ou mais tipos de célula sanguínea (eritroblastose fetal, anemia hemolítica, anemia perniciosa, anemia falciforme, talassemia,esferocitose hereditária e leucemias, p. ex.), a MO gordurosa pode voltar a ser substituída por tecido hematopoético; podendo ocorrer até nos ossos longos. Além disso, o fígado e baço também podem reassumir a função hematopoética fetal, sendo este fenômeno denominado de hematopoese extramedular. A presença de tecido hematopoético ativo fora da MO é denominada metaplasia mielóide, e pode ser umfenômeno compensatório ou indício de neoplasia. Em crianças, a metaplasia mielóide compensatória é mais comum, mas em adultos, geralmente, é indicativo da presença de processo neoplásico. Após o nascimento, a formação primária de linfócitos ocorre na MO e no timo. O timo mantém esta função durante toda a vida, mesmo em indivíduos idosos onde este órgão está bastante hipotrofiado. Os órgãoslinfopoéticos secundários (que respondem à necessidades patológicas) são constituídos pelo baço, linfonodos e pelo tecido linfóide associado à mucosas do trato digestivo e respiratório.

Locais da hematopoese Durante a vida fetal a hematopoese ocorre inicialmente em ilhotas sanguíneas do saco vitelino (até o 2º mês) e posteriormente no fígado e no baço (do 2-7º mês). Esta função é progressivamente assumidapela MO de praticamente todos os ossos da criança, enquanto que no adulto ocorre predominantemente no esterno, ossos da bacia, costelas e nas vértebras. A MO nos recém-nascidos é extremamente celular. Com o tempo, o espaço medular é preenchido por células gordurosas (adipócitos), e a celularidade decresce progressivamente, sendo o declínio mais acentuado após os 70 anos. Esta redução em indivíduosnormais é Estroma da medula óssea As células-tronco pluripotentes que migram do saco vitelino e do baço fetal para a MO vão se localizar junto às trabéculas ósseas por volta do 5º ou 6º mês, quando se inicia a ossificação. Denomina-se microambiente medular ou estroma medular o conjunto de células, vasos, nervos e fibras conjuntivas onde se aninham os precursores hematopoéticos. O estroma...
tracking img