Oswald de andrade bibiografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oswald de Andrade - fundador do Movimento Antropofágico
José Oswald de Sousa Andrade nasceu em São Paulo, no dia 11 de janeiro de 1890 e faleceu em 1954. Era de descendência rica, seu pai eraproprietário de terras e trabalhava com imóveis e café. 
Formou-se em humanidades no Colégio de São Bento, em 1908. Um ano depois, ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e começou atrabalhar como redator e repórter do Diário Popular. Em 1911, fundou o semanário O Pirralho, financiado pela família.
Após o terceiro ano da faculdade, em 1912, Oswald fez sua primeira viagem à Europa,onde conheceu Kamiá, mãe de seu primeiro filho. Em seu retorno trouxe de lá as idéias futuristas de Marinetti, e aplicou-as no Brasil em seus escritos. 
Tornou-se colaborador do Jornal do Comércio ede A Gazeta, ao mesmo tempo em que alugou um local para que escritores e estudantes pudessem se encontrar, então, apaixonou-se por uma das freqüentadoras, Daisy ou Miss Cyclone. 

O primeiro volume datrilogia do romance Os condenados foi publicado em 1922, no qual Alma, personagem principal, foi inspirada em Miss Cyclone. Neste mesmo ano, juntamente com outros artistas e escritores da época,promoveu a Semana de Arte Moderna, e conheceu a artista Tarsila do Amaral, com quem casou em 1926.

As idéias vanguardistas que Oswald trouxe da Europa já estavam intrínsecas nos romances Os condenados,nos 163 episódios de O perfeito cozinheiro das almas deste mundo, em Serafim Ponte Grande e Memórias sentimentais de João Miramar: misto de prosa e poesia, linguagem dinâmica, textos curtos esemi-independentes, composições inovadoras com enquadramento diferenciado; além das características marcantes da primeira fase do Modernismo: nacionalismo, visão social, crítica da realidade brasileira, avalorização do falar cotidiano, análise crítica da sociedade burguesa capitalista. Oswald voltou à Europa com Tarsila do Amaral, onde juntos fundaram o Movimento Antropofágico, movimento que lançou um...
tracking img