Tdah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TDAH/TDA

TRANTORNO DE DÉFICIT DE ATÊNÇÃO E HIPERATIVIDADE


O QUE É TDAH E TDA?

O transtorno do Déficit de Atenção (pessoa muito distraída) /Hiperatividade (pessoa muito ativa ou por vezes agitada além do comum), é uma condição de base orgânica, relacionada ao mau funcionamento do córtex cerebral. É frequente tanto em crianças e adolescentes como em adultos. Seu quadro sintomático podeser desenvolvido em três áreas: A atenção, o controle dos impulsos e atividade motora.


PRINCIPAIS SINTOMAS

Desatenção
Deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho, etc.
Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas.
Não segue instruções ou não termina suas atividades escolares não chegando ao final dastarefas.
Evita, antipatiza ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante.
É facilmente distraído por estímulos alheios às tarefas principal que está executando.

Hiperatividade
Agita as mãos ou os pés e remexe na cadeira
Abandona sua carteira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado
Corre ou escala em demasia, em situações nasquais é inapropriado (constante inquietação em adolescentes/adultos ).
Fala em demasia.


SUBTIPOS DO TDA

O TDAH pode se manifestar de diferentes maneiras e graus de comprometimento em cada indivíduo, porém para fins diagnósticos atualmente encontra-se subdividido em três subtipos:

TDAH pode apresentar-se no subtipo Combinado: Presente na maioria das crianças e adolescentes com otranstorno. Não se sabe se o mesmo vale para adultos. É caracterizado pela presença de seis ou mais sintomas de Desatenção e seis ou mais de Hiperatividade.
TDAH no subtipo predominantemente Desatento: É caracterizado pela presença de seis ou mais sintomas de desatenção, mas menos de seis de Hiperatividade-Impulsividade.
TDAH no subtipo predominantemente Hiperativo-: Caracterizado pela presença deseis ou mais sintomas de Hiperatividade, mas menos de seis sintomas de Desatenção.


CAUSAS DO TDAH

Neurobiologia, neuroquímica, genética.

Podemos dizer que ainda não há um consenso científico sobre as causas do TDAH. Considerando o fato que o fenótipo dessa patologia é complexo e variado, pode-se inferir que sua causa também o seja, sendo múltiplas as causas e fatores de risco implicados.Diversas pesquisas realizadas em vários países reforçam a hipótese que o TDAH tem um caráter hereditário significativo. A predisposição genética foi demonstrada em estudos usando famílias, casos de gêmeos e adoção (Thapar ET al. 2005). A probabilidade de que a criança terá um diagnóstico de TDAH aumenta até oito vezes se os pais também tiverem o transtorno.
No aspecto neuroquímico, o TDAH éconcebido como um transtorno no qual os neurotransmissores catecolaminérgicos funcionam em baixa atividade. A ênfase está na desregulação central dos sistemas dopaminérgicos e noradrenérgicos que controlam a atenção, organização, planejamento, motivação, cognição, atividade motora, funções executivas e também o sistema emocional de recompensa.
Existem outras hipóteses científicas sobre os mecanismosanatômicos, fisiopatológicos e bioquímicos. Estudos usando metodologias clínicas Neurobiológicas, Neuroquímicas, Neuropsicológicas, Neurofisiológicas, Psiconeurofarmacológicas e Neuroimagenológicas, concordam que o TDAH parece ser uma doença de origem multifatorial, com componentes genéticos e ambientais, onde provavelmente vários genes anômalos de pequeno efeito em combinação com um ambientehostil, formatariam um cérebro alterado em sua estrutura química e anatômica. Os circuitos cerebrais envolvidos são os relacionados ao controle da atenção e dos impulsos - fronto-estriatais, límbicos e cerebelares - e as estruturas neuroquímicas são os sistemas do paminérgico e noradrenérgico.


ESCOLA E FAMÍLIA

Escola: Tipo Combinado ( TDA com Hiperatividade )
A escola exige que o jovem não...
tracking img